2018/01/26

Windows Diagnostic Data Viewer revela que dados são enviados para a Microsoft


O Windows 10 foi criticado por enviar demasiados dados para a Microsoft sem que o utilizador pudesse saber o que era enviado, mas isso vai mudar com a chegada do Windows Diagnostic Data Viewer.

Por enquanto disponível apenas para os Windows Insiders com acesso às versões de teste do Windows, este Windows Diagnostic Data Viewer é uma ferramenta que permite ver exactamente que dados o Windows está a enviar para a Microsoft, e assim sossegar os utilizadores mais desconfiados (e também apaziguar as entidades de protecção de dados europeias, que começam a apertar a rede aos abusos que muitas empresas tecnológicas vão fazendo com os dados dos seus utilizadores).

A acompanhar esta ferramenta, a MS promete também uma páginas renovada que facilite a activação e desactivação dos dados que são recolhidos, de forma a que seja mais facilmente interpretável pelos utilizadores comuns, assim como o acesso ao histórico e gestão desses mesmos dados.

Esperemos que lá pelo meio esteja a opção de recusar o envio completo de dados, pois isso é algo que deveria ficar ao critério do utilizador - mesmo se a MS justifica os "benefícios" desses dados para efeitos de analisar a estabilidade do sistema (por exemplo, saber se uma actualização está a ser problemática). Esse é um benefício que não deveria ser conseguido à custa do atropelo da vontade do utilizador.

1 comentário:

  1. Não vale de nada, os teóricos da conspiração vão dizer que isso não está a mostrar tudo, bla bla bla bla bla...

    ResponderEliminar