2018/02/08

Android 7 ultrapassa Android 6

A Google já actualizou a tabela com as estatísticas dos Androids activos, e assistimos um momento histórico, em que finalmente o Android 7 ultrapassa a utilização do Android 6.


Bem sabemos que manter os smartphones actualizados com a mais recente versão do Android não é o ponto forte da plataforma. Foi preciso um ano e meio para que o Android Nougat (7.0 e 7.1) conseguisse ultrapassar a quota de mercado do Marshmallow (6.0), tendo finalmente atingido 28.5% face aos 28.1% da versão mais antiga.

Ainda assim, importará referir que a grande maioria destes equipamentos com Android 7 permanecem no Android 7.0 (22.3%) e apenas 6.2% têm direito ao Android 7.1 - sendo que daí para a frente nem vale a pena referir percentagens: tanto o Android 8.0 como o 8.1 se ficam abaixo dos 1%...

Também preocupante é o facto de o Android Lollipop continuar com um valor muito próximo dos 25% e o Android Marshmallow estar também próximo dos 30%, fazendo com que mais de 50% da plataforma Android esteja a correr versões do sistema com dois ou mais anos de existência (mesmo tendo em consideração que esta idade é parcialmente mitigada por via dos Google Play Services, que vão mantendo os dispositivos "actualizados" sem dependerem exclusivamente das actualizações do sistema).

É este ainda o triste estado das actualizações do Android, o qual se espera que comece a apresentar melhorias a partir do próximo ano, fruto das vantagens que o Project Treble irá proporcionar. Até lá, é esperar... e tentar não desesperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)