2018/02/08

Backblaze reafirma compromisso com backups ilimitados


Numa altura em que a maior parte das empresas que prometia backups ilimitados na cloud já "mudou a cantiga", a Backblaze reafirma o seu compromisso perante os clientes de que continuará a manter a sua política de backups verdadeiramente ilimitados.

Embora a promessa de serviços "ilimitados" seja sempre tentadora, o tempo tem demonstrado que essas promessas estão invariavelmente condenadas a ser quebradas. O Crashplan anunciou em Agosto que iria terminar o serviço para clientes domésticos, recomendando que passassem para o Carbonite; e agora o Carbonite surpreende os clientes com um aumento de preço. E se isto não bastasse, também temos o muito criticado fim da modalidade de espaço ilimitado na Amazon.

É por isso natural que muitos utilizadores fiquem altamente desconfiados de todo e qualquer serviço que prometa espaço ilimitado... coisa que a Backblaze continua a fazer, e a assegurar que será para continuar.

A Backblaze continua a disponibilizar backups ilimitados na cloud por $50/ano por computador (incluindo discos externos), e explica porque motivo continua a conseguir fazer algo que as outras empresas não conseguem: devido a terem criado os seus próprios servidores (cujos planos disponibilizaram livremente para quem os quiser replicar) e software, e focando-se em prestar o serviço com o mínimo de desperdício orçamental possível.

Seja como for, de agora em diante, sem "concorrência" à altura, a recomendação acaba por fazer cada vez menos sentido, pois será muito difícil encontrarem outro serviço que permita manter backups ilimitados por este preço, para quem quiser a dose extra de segurança dada por um backup na cloud. (Não se esqueçam é que os backups devem ser feitos antes de haver "desastres"... pois depois não adianta chorar e ter desejado pagar os $50 que evitariam ter perdido potenciais terabytes de dados que ficarão perdidos para sempre.)


P.S. Para quem se interessar pelos aspectos técnicos, a Backblaze também já partilhou o seu mais recente relatório sobre a fiabilidade dos discos.

1 comentário:

  1. Eu sou utilizador desta cloud e estou satisfeito, mas podia estar bastante mais satisfeito. Para começar o melhor do serviço, a reposição de dados através de envio de um disco para a nossa morada, só está disponível nos EUA, nos restantes países o utilizador terá que ter o tédio de fazer o download dos backups via browser. Outra coisa que não gosto muito, é o facto de eu ter que ligar os discos externos todos os meses para ele fazer backup e se apagar um ficheiro do disco ele apaga no servidor também.

    Claro que estes problemas existem para mim, que uso o serviço para fazer backup de trabalhos, onde cada um pode chegar a ter 250GB / trabalho.

    No entanto, tirando estes pontos que refiro em cima, é top. Basta configurar 1x e nem nos preocupamos mais. Ainda enviam regularmente um e-mail a fazer um pequeno resumo do que temos na cloud.

    ResponderEliminar