2018/02/20

BQ Aquaris X2 e X2 Pro com Android One


Os fãs dos Android "limpos" vão em breve ter mais dois modelos na lista de candidatos para o seu próximo smartphone: a BQ anunciou que os seus Aquaris X2 e X2 Pro virão com Android One.

Embora não tenham sido ainda revelados os detalhes técnicos, pela imagem que foi disponibilizada podemos ver que se tratam de modelos que recorrem a ecrãs 18:9 e câmara dupla traseira (pelo menos no caso do X2 Pro) e que, curiosamente, ainda parecem conseguir manter os botões touch na parte frontal abaixo do ecrã - se bem que o sensor de impressões digitais seja relegado para a traseira.

A opção pelo Android One será seguramente muito apreciada pelos fãs, pois para além de garantir que se tem um Android livre de demasiadas alterações (e nesse aspecto a BQ já era conhecida por se manter bem próxima do Android original) temos algumas vantagens ainda mais interessantes, como a garantia do suporte e actualizações por um mínimo de dois anos. Quer isto dizer que estes smartphones que serão lançados com Android 8 Oreo não só terão direito à actualização para o Android "P" no final deste ano, como também receberão o Android "Q" do próximo ano.

... Aos poucos, parece que o Android One, que teve um início bastante modesto, começa finalmente a ganhar tracção e a conquistar cada vez mais fabricantes (e ainda bem, pois também sabemos que é essa a vontade dos utilizadores). A este ritmo, parece-me que nos vamos aproximando do momento em que estes Android One se tornarão nos verdadeiros sucessores espirituais da gama Nexus que a Google optou por abandonar em favor dos Pixel.

9 comentários:

  1. Espero bem que sim pois o estado actual do Android com a sua fragmentação, a nível de versões e sem possibilidade de updates, é constrangedora e representa um risco para os utilizadores finais.

    ResponderEliminar
  2. Heish está tudo maluco. Tantos Android One. Parece bom demais para ser verdade

    ResponderEliminar
  3. Resta saber os preços e as especificações. Ainda tenho um Aquaris E4.5 a funcionar apesar da bateria estar a dar sinais de precisar de ser trocada. Tenho andado para trocá-lo por outro mas ultimamente a BQ tem deixado a desejar tanto na relação funcionalidades/preço como no próprio design, pelo menos nos smartphones de gama média que parecem telefones chineses genéricos de gama baixa. Até o meu velho aquaris E tem melhor aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só me converti o mês passado ao Zuk Z1, que diferença. Mas o BQ E4.5 e a série E foi sem dúvida o expoente da BQ, pelo menos no mercado português.

      Eliminar
  4. Ao menos nao veio com o famoso "notch" just because...é que é so ridículo fazer isso sem vantagens para o utilizador! No caso do iphone é diferente.

    Que venham cada vez mais destas opções :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo... "horrivelcelha" não obrigado!

      Eliminar
  5. depois de muitos dizerem mal da garantia, não sei se ainda vale a compra desses bq

    ResponderEliminar
  6. Smartphones espanhóis não obrigado!

    ResponderEliminar
  7. É uma boa ideia, pelo menos os smartphones do programa Android One são mantidos actualizados durante muito mais tempo que os outros normais que por vezes vêm uma ou duas actualizações e adeuzinho.
    É uma opção que poderei vir a considerar.

    ResponderEliminar