2018/02/09

Como bloquear os pedidos de notificações dos sites no Chrome


Há funcionalidades que podem parecer maravilhosas na teoria mas que na prática só servem para nos chatear, e a capacidade dos sites nos poderem enviar notificações é uma delas.

Ao estilo do que a lei dos cookies no Europa fez (de nos obrigar a clicar absurdamente em "qualquer coisa" que nos aparece sempre que visitamos um qualquer site, a capacidade dos sites poderem enviar notificações depressa se veio a revelar algo bem diferente do que seria esperado.

A ideia de um site poder enviar notificações é, por si só, excelente; aproximando as capacidades dos sites daquilo que temos em apps nativas. O problema é que a transposição disso para a realidade resultou em praticamente todos os sites acharem merecer a atenção ininterrupta dos visitantes, tentando convencê-los a aceitarem essas notificações.

Eu não sei se alguma vez alguém neste mundo terá aceite estas notificações (talvez por engano?) mas a verdade é que eu nunca aceitei que um site me mandasse notificações, motivo pelo qual se torna bastante mais produtivo simplesmente bloquear este perguntar constante.


Para desactivarem os pedidos de notificações dos sites no chrome, bastará dar um salto a: chrome://settings/content/notifications (terão que fazer copy-paste deste endereço para a barra de endereços do Chrome, pois não funciona se clicarem nele).


Lá encontrarão a seguinte opção "Ask before sending" na secção "notifications" e bastará desactivá-la, passando a "blocked".


Para o Chrome em Android o processo é idêntico, mas terão que lá chegar através dos "Settings (do Chrome) -> Advanced -> Site Settings -> Notifications" e mais uma vez mudar o "Ask before allowing to send notifications" para "Blocked."



Esperemos que funcionalidades futuras possam realmente servir para nos facilitar a vida e não para nos importunarem continuamente...

9 comentários:

  1. No Firefox tem a opção "Never Allow". Os sites pedem uma vez, selecciona-se isso e nunca mais chateiam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o chrome tb , isto é mesmo para nem perguntar nenhuma vez...

      Eliminar
  2. obrigado! era algo que me sempre irritou, mas nunca me lembrei de procurar solução :)

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que esta solução não evita que as páginas perguntem se queremos receber as notificações..

    ResponderEliminar
  4. Obrigado. Finalmente uma solução que procurava.

    ResponderEliminar