2018/02/12

Developer adiciona Project Treble ao Xiaomi Redmi Note 4


Com muitas marcas a dizerem que é demasiado "complicado" adicionar o suporte para o Project Treble nas actualizações para o Android 8, um developer vem demonstrar que tudo é possível quando há vontade, adicionando-o ao Redmi Note 4 da Xiaomi.

O Project Treble é uma das maiores alterações feitas no Android 8, mas que passará completamente despercebida aos utilizadores (por agora). Trata-se de uma alteração profunda a nível interno que visa facilitar imensamente o processo de lançamento de actualizações de sistema futuras .

O problema é que, embora o suporte para o Project Treble seja um requisito nos dispositivos Android lançados com Android 8 (e que queiram manter a aprovação da Google), é opcional no caso de smartphones que tenham sido lançados com Android 7 e só depois recebam o Android 8 via actualização. Isso tem frustrado alguns utilizadores da Nokia e OnePlus, com a explicação para essa ausência a estar invariavelmente ligada à necessidade de alterar as partições do sistema, o que é uma operação "de alto-risco".

Pois bem, isso não impediu que um developer pusesse mãos à obra e fizesse chegar o Project Treble aos Redmi Note 4 da Xiaomi.


A forma como o fez foi engenhosa, aproveitando-se da existência de uma partição já existente e que é usada pela MIUI da Xiaomi, mas que se torna completamente dispensável no caso de se estar a utilizar um Android sem esses "extras".

Isto abre as portas a que mais equipamentos da Xiaomi possam vir a ser alvos de técnica idêntica para ganharem suporte para o Project Treble, com implicações que só se irão fazer sentir a longo prazo, aquando do lançamento dos futuros Android 9 e posteriores...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)