2018/02/09

Facebook testa botão de "não gostar"


O Facebook tem tentado evitar a criação de um botão de "não gostar", mas está a testar uma nova forma que permita aos utilizadores mostrarem o seu desagrado com certos comentários.

Desde há muito que o Facebook diz não querer adicionar um botão de "não gosto" para que os utilizadores se foquem nas coisas positivas e não nas negativas, mas ainda assim parece reconhecer a necessidade de, por vezes, se sinalizar algo indesejado ou inapropriado.

Em vez de um botão de "não gostar" directo, o teste que está a ser feito surge sob a forma de um botão de "downvote".


E tal como o botão de like se multiplica em diversas opções, também este "downvote" permite seleccionar diferentes formas de descontentamento, como conteúdos ofensivos, enganadores, ou "off topic".

Poderá ser uma excelente forma de ajudar a manter algumas regras nas comunidades do Facebook, mas suspeito que a parte que mais interesse ao Facebook seja ter os utilizadores a classificarem os comentários, para que as suas ferramentas automatizadas possam aprender com isso.

Ainda assim, é de prever que também este sistema possa ser abusado... Bastará que um "exército" de trolls comece a marcar comentários legítimos como sendo ofensivos ou enganadores... e lá se vai o sistema por água abaixo...

3 comentários:

  1. Vai ser bonito nas paginas de memes desportivos, vai tudo abaixo.

    ResponderEliminar
  2. Lidar com pessoas é a tarefa mais difícil de todas.
    Vamos lá ver no que é que isto irá dar... :/

    ResponderEliminar