2018/02/06

Falcon Heavy prestes a voar pela primeira vez


Estamos a poucos minutos (não havendo imprevistos) do primeiro lançamento do Falcon Heavy da SpaceX.

Para quem acompanhou o primeiro voo do Space Shuttle e as suas missões posteriores, as últimas décadas têm sido bastante mornas em termos de avanços na exploração espacial. Só mais recentemente temos assistido a uma nova "corrida espacial", com a SpaceX de Elon Musk, a Blue Origin de Jeff Bezos, e a Virgin Galactic de Richard Branson a acelerarem no sentido de facilitar o acesso ao espaço. Destas, a SpaceX está claramente na liderança, com os seus Falcon 9 a fazerem com que até pareça fácil fazer lançamentos para o espaço e regressando para aterrarem suavemente... e agora dando o próximo passo, com este Falcon Heavy.

Composto por três Falcon 9, este Falcon Heavy será o mais potente foguete da actualidade, podendo elevar cargas de mais de 60 toneladas até ao espaço, e a custo mais reduzido que nunca. Isto significa que teremos também três foguetes a regressarem à terra para poderem ser reutilizados - assumindo que tudo corre bem.

Vamos lá ver o Falcon Heavy inicia a sua carreira da melhor forma... e se coloca o Tesla Roadster de Elon Musk em órbita de Marte.

Actualização: o lançamento foi bem sucedido!

Podem acompanhar a emissão em directo aqui:



Esperemos que tudo corra bem, conforme mostrado no vídeo do Falcon Heavy:

3 comentários:

  1. Não é a Amazon, mas sim a Blue Origin

    ResponderEliminar
  2. Isto foi qualquer coisa de espetacular!!

    Aquela imagem a aterrar ao mesmo tempo os dois falcon 9!? wowww
    Muito bom!

    History was made today.

    ResponderEliminar
  3. Foi lindo e emocionante! Só falta saber se conseguiu aterrar na balsa.

    ResponderEliminar