2018/02/04

FIA aprova campeonato de Teslas


A FIA (Federação Internacional do Automóvel) deu finalmente a luz verde para criação de um campeonato com Teslas modificados que irão mostrar ao mundo que a chegada dos carros eléctricos não representa o fim do desporto automóvel.

Embora o objectivo deste campeonato "Electric Production Car Series" seja por frente a frente os melhores veículos eléctricos dos diversos fabricantes, nesta primeira fase a prova será composta exclusivamente por modelos da Tesla - mais concretamente, versões modificadas dos Tesla P100D, que terão quase 800cv de potência, que seguramente serão suficientes para manter todo o entusiasmo que se esperam destas provas.


Curiosamente, um dos problemas que terá que ser superado (ou "contornado") é o facto de, por muitas modificações e melhoramentos que estes Tesla de competição tenham, o seu software continua a ser o da Tesla... que continua a tratar o carro como sendo um carro convencional de estrada; por exemplo, aplicando-lhes o mesmo tipo de limitações quando começa a detectar o aquecimento excessivo das baterias. Espera-se que com esta aprovação da FIA a Tesla passe a dar um pouco mais de atenção a esta (futura) prova e facilite a disponibilização de um software "de competição" (bem sabemos que Elon Musk é fã de mostrar o que os seus veículos são capazes de fazer quando levados ao limite, conforme demonstrado pelos modos de aceleração "Ludricous".)

Ainda há muito trabalho pela frente em termos de calendarização, circuitos, equipas, etc. mas a organização espera que as primeiras corridas possa ser feitas ainda este ano. Até lá... há que ir vendo que novidades nos traz a Formula E.

2 comentários:

  1. Fazer um wtcc de eléctricos também seria uma boa ideia.

    ResponderEliminar
  2. Espero que aqui o autódromo do Algarve (em Portimão) esteja nos planos de futuras passagens desse tipo de campeonatos.

    ResponderEliminar