2018/02/04

Formula E aposta em carros futuristas para a 5ª temporada


A Formula E tem testado variações e evoluções ao longo dos últimos anos, mas para a 5ª temporada que se iniciará no final deste ano teremos provavelmente as maiores alterações de sempre, com carros que parecem ter chegado do futuro.

Para além do seu visual agressivo, as mudanças não são meramente estéticas: a nova bateria de 250kW (mais 50kW que as actuais) permitirá um aumento apreciável da potência, o que por seu turno significará velocidades mais elevadas - e esperando-se que a autonomia também passe a ser o dobro da actual, reduzindo a necessidade de regressar à box para trocar a "bateria" (que neste momento implica trocar de carro).

Um aspecto talvez mais controverso é a adopção do Halo, a estrutura de segurança que pretende proteger a cabeça dos pilotos, e que tem recebido um coro de vozes críticas na F1. Aqui, curiosamente, poderá dizer-se que a sua integração no novo automóvel de Formula E foi particularmente feliz, passando praticamente despercebida de quase todos os ângulos que se olhe para ele.

... Parece que finalmente a Formula E está a ter o efeito que se pretendia, de começar a servir de incentivo para dar grandes saltos na tecnologia dos automóveis eléctricos: em apenas 4 anos passamos para carros com quase o dobro da potência e com o dobro da autonomia... Compara-se isso com os avanços "cá fora".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)