2018/02/03

Grupo espanhol disponibiliza ataques DDoS de 300Gbps por $20


Haver grupos que vendem os serviços das suas botnets para realizarem ataques DDoS não é nada novo, no entanto um grupo espanhol parece querer facilitar o acesso a estas armas, disponibilizando ataques de volume considerável por um preço bastante reduzido.

O grupo, que se auto-intitula de "Los Calvos de San Calvicie", disponibiliza serviços relacionados com jogos multiplayer, como servidores para jogos e teamspeak; mas sendo o ponto mais curioso a venda de um serviço DDoS por apenas $20 que promete inundar o alvo com 300Gbps de pedidos.

Curiosamente, o grupo não faz grandes esforços para se esconder, e assume frontalmente que estes ataques DDoS são primariamente concebidos para mandar abaixo outros servidores de jogos (em serviços concorrentes, imagina-se) com um foco particular nos servidores privados pagos de Grand Theft Auto. Para realizar estes ataques este grupo tem estado a criar uma botnet que tira partido de dispositivos vulneráveis, como routers com firmwares vulneráveis que ainda não foram actualizados, sendo que o número de dispositivos sob o seu controlo é difícil de estimar com precisão; pois ao contrário de botnets como a Mirai, neste caso o scanning de equipamentos vulneráveis é feito por máquinas externas à própria botnet, em vez de usar cada equipamento infectado para procurar por novos equipamentos vulneráveis (como acontecia na Mirai).

Uma coisa é certa... desta forma é bastante simples a qualquer pessoa poder angustiar qualquer outro utilizador na internet, desde que esteja disposto a gastar $20 nisso (e saiba o IP da "vítima"). E infelizmente, conhecendo-se o estado da sociedade e internet nos dias de hoje... parece-me que serviços como estes não vão ter falta de clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)