2018/02/25

Huawei põe Mate 10 Pro ao volante para demonstrar a sua AI


A Huawei tem feito grande aposta na inteligência artificial, com o seu mais recente Kirin (usado no Mate 10 Pro) a ter hardware específico para esta função. Para o demonstrar, pôs este smartphone ao volante de um Porsche, para ver se conseguia identificar obstáculos e evitá-los... que neste caso era um cão.

O vídeo que se segue poderá não ser muito apreciado pelas sociedades protectoras dos animais, mas vamos acreditar que a vida do nosso fiel amigo nunca teve em risco e que tudo foi feito em completa segurança e com a ajuda da edição de vídeo para dar mais dramatismo à demonstração.

Que os actuais smartphones são capazes de detectar e identificar muitas das coisas que fotografamos, isso não é segredo nenhum; no entanto ainda vai um grande passo para que se passe disso para o controlo de um automóvel. Obviamente, tudo corre bem... e sem dúvida que nos faz pensar na possibilidade de um dia, o smartphone que temos no bolso poder efectivamente ser o cérebro do veículo que nos conduz, ao estilo do que actualmente vai sendo explorado em termos de usar o smartphone como computador de secretária.

Afinal.. ao ritmo que as coisas estão a evoluir... daqui por uma década até o mais barato dos smartphone terá potência superior aos "super-computadores compactos" que se estão a utilizar nos automóveis autónomos actualmente.

1 comentário: