2018/02/11

iOS usa Bluetooth para evitar múltiplas respostas da Siri


Uma das coisas estranhas que a Apple implementou recentemente no iOS foi o tradicional método de desligar o WiFi e Bluetooth deixar de o fazer completamente, e agora descobrimos mais um motivo pelo qual a Apple optou por essa estratégia.

Com o iOS 11, os utilizadores descobriram que quando "desligavam" o WiFi ou BT no control center, na verdade continuavam activos. Isto foi algo que a Apple clarificou numa actualização posterior, explicando que mesmo ao desligar o WiFi este continuaria a estar activo para efeitos de transferências AirDrop, para a funcionalidade de hotspot e para melhoria dos serviços de localização. No caso do BT, embora também causasse o desligar dos dispositivos a que estivesse ligado no momento, este continuaria a funcionar para o Apple Watch, Apple Pencil, hotspot e Handoff.

Mas... a utilização do BT não se resume apenas a estas funcionalidades, também é utilizado para evitar que múltiplos equipamentos respondam em simultâneo a um "Hey Siri".


Facilmente se imagina que quem tiver um iPhone, iPad, e agora um HomePod, não quererá ter um coro de Siri's a responder de cada vez que diz "Hey Siri". Por isso mesmo, estes equipamentos são capazes de comunicarem entre si - via Bluetooth - para chegarem a acordo sobre qual deles deverá tratar do assunto. Daí mais um motivo para que o BT continue a funcionar para os serviços da Apple mesmo quando o utilizador o "desliga" (sem esquecer que continua a ser possível desligar efectivamente o WiFi e Bluetooth, se isso for feito através dos settings do equipamento e não através do Control Panel).

No caso do HomePod, a Apple também permite que os utilizadores escolham se querem que os pedidos Hey Siri sejam tratados pelo HomePod ou pelos iPhones dos utilizadores, para evitar que questões mais "privadas" sejam ditas em "alto em bom som" pela coluna. E curiosamente, bastará pousar um iPhone ou iPad com o ecrã para baixo para sinalizar que não se quer que ele reaja ao "Hey Siri", deixando que isso seja feito pelo HomePod.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)