2018/02/26

OnePlus 5 e 5T ganham Netflix em HD - mas só se o enviarem para a OnePlus para ser actualizado


As complicações do DRM continuam a complicar a vida aos utilizadores, e quem tiver um OnePlus 5 ou 5T vai sentir isso na pele, caso queira ter acesso a serviços de streaming com qualidade HD.

Em Dezembro descobrimos que o OnePlus 5 e 5T não tinham acesso a conteúdos com qualidade HD da Netflix, Amazon (e outros) por não suportarem o nível de DRM necessário. Uma situação bastante estranha para um smartphone que é um "topo de gama", e onde os utilizadores esperariam poder ver tudo o que quisessem com o máximo de qualidade. Dois meses mais tarde, a OnePlus avança finalmente com uma solução... mas que será bastante incómoda para os utilizadores; pois implica o envio dos seus smartphones para a OnePlus!

Na melhor tradição das complicações exageradas dos DRMs, a actualização do DRM nos OnePlus só pode ser feita a partir de um PC "devidamente autenticado", o que inviabiliza que isso possa ser feito directamente pelos utilizadores, daí a necessidade - segundo a OnePlus - de que o smartphone lhes seja enviado fisicamente, para efectuar essa actualização.

Ora... nem será necessário relembrar o grande incómodo que será ficar sem smartphone durante uma semana (ou mais); para não falar que os utilizadores deverão também limpar todos os seus dados (não vão arriscar enviar um smartphone com toda a vossa informação para onde quer que seja, pois não?) Para além de que me parece que muitos utilizadores não irão ficar muito convencidos com esta explicação... Afinal, se a OnePlus pode actualizar o sistema completo através de actualizações remotas (e com essas actualizações a estarem "assinadas" digitalmente), porque motivo não o deveria poder fazer também para este "detalhe"?

... Até parece que querem incentivar os utilizadores a optarem por fontes "alternativas" para verem os conteúdos que quiserem sem se preocuparem com DRM...

11 comentários:

  1. Epah que facepalm!!
    A OnePlus com histórias como estas e do Project Treble vê-se que são muito amadores
    Fui forçado a comprar um OnePlus5T na altura pq o meu pifou e era o melhor que havia mas se fosse agora comprava um Nokia dos que foram agora anunciados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apontaram-te uma pistola à cabeça para comprares um? Deixa de ser rídiculo e fanboyzinho de Samsungs e Apples. Compraste um OnePlus porque quiseste.

      Eliminar
    2. O project treble não tem historia.. O Treble implica uma partição nova, partição nova que não existia com o Nougat, por isso adoptar treble com um update para Oreo implica wipe all ao telefone e reparticionar a memoria, o que implica um risco de algo correr mal, a 1+ fez bem em não adotar o treble por update. Alias tal como a 1+ a samsung também não adoptou o treble no update do s8.

      Eliminar
    3. Eu falei em Samsung ou Apple? Eu falei em Nokia.. nem sequer leste o comentário todo lol. Garanto-te que nunca na vida compraria um iPhone ou Samsung

      Quanto ao Treble, as partições deviam lá estar desde o início. Não ter essas partições é que é precisamente a minha queixa. A Samsung cometeu o mesmo erro mas a Huawei já fez a coisa bem feita por exemplo

      Eliminar
  2. Acho que era interessante também referir que a Oneplus paga todos os custos de transporte, recolha, etc. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, também podiam emprestar um enquanto o nosso viajav

      Eliminar
  3. É por estas e por outras que descarto logo um OnePlus.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber se as versões que estão a ser vendidas vão chegar até ao consumidor a "sofrer" deste problema ou se já está resolvido. É que se este processo já é chato para quem o tem.....para quem acaba de o comprar é uma facada, receber algo novo e ter que voltar a enviar de seguida para resolver isto, é duplamente chato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhes perguntei isso, actualizo se/quando responderem.

      Eliminar
  5. Recebi o meu há 2 semanas. Será que já tem esse problema resolvido? Como se verifica, alguem sabe?

    ResponderEliminar