2018/02/13

Robots da Boston Dynamics já trabalham em conjunto para abrir portas


A Google pode ter perdido o interesse na Boston Dynamics, mas o seu novo patrono (a SoftBank) continua a investir no desenvolvimento de robots com capacidades cada vez mais avançadas...

As capacidades de locomoção dos robots da Boston Dynamics, mas parece que ultimamente a empresa se tem concentrado mais nas tarefas colaborativas. Quando um dos seus robots quadrúpedes se depara com uma porta fechada, pode chamar um "amigo" equipado com um braço móvel adicional que pode usar para abrir a porta e a manter aberta para que ambos passem.

Mesmo sendo uma tarefa que qualquer humano é capaz de fazer sem pensar duas vezes, não há dúvida que é impressionante ver estes "animais" robóticos a fazerem-no e, no processo, também nos fazendo temer que já nem uma porta fechada nos possa manter a salvo de um destes robots.

... Bem a propósito deste tema, se tiverem oportunidade, espreitem o episódio Metalhead da 4ª temporada do Black Mirror, que será bem apropriado. :)


Actualização: também já levaram com a habitual dose de abusos para demonstrar a sua robustez.





... Bem, pelo menos quanto a termos que nos preocupar com eles a roubarem lugares aos desportistas nos Jogos Olímpicos de Inverno... temos mais uns anos pela frente em que nos podemos manter descansados!



7 comentários:

  1. Isto nas mãos erradas poderá significar algo tão, mas tão mau, que quase faz doer só de pensar... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Mas isso já acontece com tudo: um carro, uma panela de pressão, um machado, um martelo, etc. etc.

      Eliminar
    2. Não propriamente amigo Carlos.

      Claro que bem sabemos que um simples martelo pode ser usado como arma letal entre seres humanos, quando a intenção inicial para o uso dessa ferramenta seria pregar pregos.

      Mas quem é que consegue enviar dois martelos para se ajudarem mutuamente a entrar em propriedade alheia?

      Mesmo que um desses martelos esteja munido de uma arma de fogo, teria que ser sempre um ser humano a desempenhar toda a tarefa "in situ".

      Com isto, sabe-se lá quem estará do outro lado do "martelo" (com ou sem arma de fogo acoplada)...

      Com isto, a vulnerabilidade humana aumenta a um expoente difícil de contabilizar.

      Eliminar
    3. Preocupa-me muito mais que entre uma pessoa com um martelo em casa por uma porta aberta, do que um robot a abrir a porta a outro... :)

      Sendo que neste caso, o robot ficaria bloqueado por uma porta fechada à chave, e uma pessoa provavelmente arranjaria forma de entrar à força por qualquer outra forma...

      Eliminar
    4. Carlos, todos sabemos muto bem que no futuro, as fechaduras serão o menor dos problemas que este tipo de máquinas irá encontrar pela frente até encontrarem aquilo para o qual foram programadas encontrar...

      Eliminar
  2. Estes robos fazem-me lembrar os que existem num jogo Metal Gear Solid 4 https://www.youtube.com/watch?v=oQnXz8qDBhw

    Brutal

    ResponderEliminar