2018/02/07

SpaceX lança Falcon Heavy com sucesso


Depois de alguns atrasos, a SpaceX prosseguiu com o lançamento do Falcon Heavy, e neste momento temos um Tesla com um astronauta a caminho de Marte.

O lançamento do Falcon Heavy correu sem incidentes, com o mais poderoso foguete da actualidade a elevar-se nos céus sem qualquer problema, com a sua "carga especial" a bordo: o Tesla Roadster de Elon Musk, com um astronauta (boneco) ao volante.

O regresso dos boosters laterais em simultâneo e aterrando lado a lado foi verdadeiramente (ou melhor dizendo: duplamente) impressionante; e pena é que não tenha sido uma tripla perfeita, pois o foguete central parece não ter conseguido acertar na plataforma de aterragem flutuante tendo-a danificado parcialmente. Neste momento ainda não havia imagens disponíveis, mas Elon Musk diz que serão disponibilizadas se a câmara tiver sobrevivido.


Podem (re)ver este lançamento histórico já a seguir... mas antes disso, podem ir acompanhando a emissão em directo do primeiro Tesla espacial da História... que deverá iniciar a sua viagem até Marte em breve (o automóvel não vai ficar a orbitar Marte, tendo apenas uma órbita cujo ponto mais distante será ligeiramente para lá da órbita marciana.) Antes disso, vai passar algumas horas em órbita da Terra, em jeito de demonstração da resistência do seu foguete e sistemas de controlo à radiação intensa.

Actualização: parece que o foguete ficou demasiado tempo ligado, e o carro vai bem para além da órbita de Marte.




O stream do primeiro lançamento do Falcon Heavy... agora, que venham os próximos! :)



Actualização: novo vídeo.



3 comentários:

  1. Correu quase tudo bem :)

    ResponderEliminar
  2. Este é um vídeo bastante curioso de um fotógrafo que esteve lá e captou tudo com microfones colocados nas orelhas, pelo que, tudo o que ouvimos no áudio do vídeo, é mais ou menos o mesmo que iríamos ouvir com os nossos próprios ouvidos se estivéssemos lá.

    Vale bem a pena assistir, preferencialmente, com um bom par de auscultadores:
    https://www.youtube.com/watch?v=x7uQ8OWiheM

    ResponderEliminar
  3. Já tinha visto! Top mesmo!

    ResponderEliminar