2018/02/13

Trump troca ISS por planos "lunáticos"


A administração Trump continua a tomar decisões que atordoam toda a comunidade científica, e nem a estação espacial escapa. Trump quer que a NASA deixe de gastar dinheiro na ISS já em 2025, dizendo que prefere que por essa altura os EUA já estejam a colocar astronautas na Lua.

Parecendo esquecer-se que neste momento os astronautas norte-americanos só conseguem chegar ao espaço pagando bilhete nos foguetes russos (e assim continuando até que a SpaceX consiga obter aprovação para lançar cápsulas tripuladas), Trump acha que não faz sentido "gastar dinheiro" na estação espacial internacional, dizendo que fará mais sentido torná-la numa espécie de entreposto comercial gerido por entidades privadas.

Como muitas outras medidas suas, os pormenores nem sequer são abordados... pois seria interessante saber como é que me pouco mais de meia década Trump espera passar de uma situação em que o seu país nem sequer consegue colocar um astronauta em órbita, para um que é capaz de fazer regressar astronautas à Lua... e sem se saber muito bem que propósito seria conseguido por isso (deixar lá ficar mais uma bandeira?) Para além disso, é algo que parece querer fazer por menos dinheiro do que manter o actual financiamento dedicado à ISS, o que também está a deixar a própria NASA bastante intrigada.

Bem... parece que tal como Trump parece dedicar o seu mandato a desfazer muitas das coisas feitas por Obama, esperemos que o próximo senhor que se sentar na sala oval na Casa Branca possa conseguir repetir o processo e "apagar" as alterações de Trump... se ainda for a tempo!

3 comentários:

  1. Bem, apesar do bom caminho que os EUA estarem a ir... Lunático é o Trump por forçar progresso e não Elon Musk por querer mandar Humanos para marte em 2024.

    ResponderEliminar
  2. A Europa que abra os olhos. Se esta União Europeia conseguisse manter a verdadeira união de facto, poderia facilmente tomar o lugar dos EUA neste e noutros aspetos da liderança mundial.

    A hora é agora.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Vitor , eu penso que a UE já abriu os olhos , estamos a ver vários sinais de isso mesmo em vários sectores aonde a Europa pela sua história recente de guerras no século passado foi deixando os EUA mandar nisto tudo, porque até era mais cómodo, mas com um inquilino na casa branca deste tipo foi rapidamente que as mentalidades mudaram e estão a mudar .

    ResponderEliminar