2018/03/30

Arábia Saudita vai criar parque solar de 200GW


A Arábia Saudita sabe que o petróleo não vai durar para sempre, e prepara-se para criar o maior parque de energia solar do mundo, que é "apenas" cem vezes maior que o segundo maior parque planeado.

O país vai investir 200 mil milhões de dólares a criar um parque solar de 200GW, eclipsando todos os restantes parques solares da actualizada (os segundos maiores, que também ainda estão em fase de planeamento, têm apenas 2GW - o que já permite ter uma escala da dimensão deste projecto).

Aliás, estes 200GW por si só superam toda a capacidade mundial de produção de energia solar que se tinha em 2014.

Uma coisa é certa... não lhes falta o Sol nem espaço; e por isso esta aposta poderá ser um passo crítico para permitir que se mantenham relevantes num mundo pós-petróleo... Ainda iremos ver nas nossas facturas "x% de energia solar proveniente "das Arábias"...

3 comentários:

  1. Carlos, é mesmo curuiso, pous faz poucos dias que falei de algo mesmo muuto semelhante numa resposta a outro artigo aqui deste blogue... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este teclado no meu OnePlus 5 está a trocar-me as palavras... :(

      Eliminar
  2. Talvez que haja mais em que pensar!
    Já sabemos que as estações solares do sul da Europa, estão-se a debater com o problema do pó. E tudo o que se tem feito, acaba por ser, pôr pessoal a limpar. E não é fácil.
    A ver vamos como se safam os sauditas.

    ResponderEliminar