2018/03/30

FCC aprova 4425 satélites da SpaceX


A FCC acaba de aprovar a constelação de milhares de satélites com a qual a SpaceX quer levar internet a todo o mundo.

O projecto que parecia megalómano (e ainda parece) recebe a luz verde para avançar, tornando-se naquele que será um dos maiores empreendimentos aero-espaciais de sempre - sendo que o objectivo será disponibilizar internet em "banda larga" a todas as regiões do planeta, especialmente aquelas que são mais desfavorecidas e que poderiam nunca vir a ter um acesso decente à rede mundial.

Agora será tempo de ver a SpaceX cumprir com as promessas, pois esta aprovação vem com um requisito curioso: a SpaceX terá que lançar pelo menos metade dos satélites até 29 de Março de 2024, colocá-los nas órbitas respectivas e demonstrando que estão operacionais. São, portanto, 2213 satélites que terão que ser lançados nos próximos 6 anos; o que resulta numa média de mais de um satélite por dia!

Claro que a SpaceX não os vai lançar um a um e irá seguramente dar uso ao seu Falcon Heavy para levar centenas para o espaço de uma só vez, mas mesmo que assim seja, não haverá tempo a perder - e esperamos que desta vez Elon Musk esteja consciente de que não será conveniente haver atrasos...

2 comentários:

  1. Apesar de o Falcon Heavy conseguir levar centenas em termos de massa o limitado tamanho/volume da fairing (cone do foguetão) não permite levar tantos satélites de uma só vez. (Rumores dizem que vao conseguir 18 por lançamento)

    ResponderEliminar
  2. ...a confirmar-se esse rumor o Falcon Heavy então precisaria de efetuar 123 viagens em meia dúzia de anos!

    ResponderEliminar