2018/03/22

Bug no iOS permite Siri ler notificações escondidas


No iOS 11 os utilizadores ganharam a capacidade de manter o conteúdo das notificações escondidos no lock screen até que validem a sua identidade via Face ID ou Touch ID, mas a sempre solícita Siri pode contornar essa protecção e revelar esses conteúdos.

O funcionamento das notificações "privadas" acaba por resultar bastante bem - especialmente no iPhone X - onde quase por magia as notificações se tornam visíveis quando se olha para o smartphone; mas quem esperar que isso garanta a sua privacidade terá que recorrer a métodos adicionais. Isto porque bastará pedir à Siri para ler as notificações, que ela revelará o conteúdos das mesmas, mesmo com o iPhone bloqueado.

A Apple já reconheceu a existência do bug e diz que irá lançar uma correcção em breve (esperemos que se refiram ao iOS 11.3 que também trará as opções para lidar com o abrandamento nas baterias mais usadas) mas até lá há duas opções que podem ajudar quem se quiser precaver contra esta eventualidade.

A primeira consiste em desactivar a apresentação das notificações das apps "problemáticas" no lock screen (Indo a Settings > Notifications, escolhendo a app e desactivando o "Show on Lock Screen"); a segunda consiste em simplesmente desactivar o acesso à Siri com o iPhone bloqueado (Settings > Siri & Search > Allow Siri When Locked).


... O equilíbrio entre a comodidade de aceder a funcionalidades num smartphone bloqueado, e a desejada privacidade e segurança que se espera disso, continua a ser difícil de encontrar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)