2018/03/10

Facebook lança nova app Bolt App Lock que lhe permite espiar ainda mais apps


O Facebook escolheu o pior momento possível para lançar uma nova app de "segurança" chamada Bolt App Lock, e que à semelhança da Onavo Protect VPN, tinha por missão recolher ainda mais dados sobre os utilizadores e as apps que utilizam "fora do Facebook".

A Bolt App Lock é uma app que até poderia ser interessante, permitindo aos utilizadores bloquear o acesso a apps que considerassem sensíveis, de modo a que exigissem um código PIN (ou impressão digital) para poderem ser executadas. O problema é que, vindo de quem vem - Facebook - e tendo em conta o historial passado, há que ler com atenção as condições de utilização... confirmando-se aquilo que já se suspeitaria...

O Facebook não esconde que a utilização desta app implicaria recolher informação sobre todas as apps instaladas no smartphone e registo de quando acederíamos a cada uma e por quanto tempo; informação essa que seria utilizada para "melhorar a experiência de utilização" dos serviços do Facebook e potencialmente sendo também partilhada com os seus parceiros. Leia-se: poderiam usar os dados para o que bem entendessem.

Comprovando que até o Facebook tem um mínimo de consciência do péssimo "timing" para este lançamento, a app foi rapidamente removida da Play Store, com o Facebook a dizer que se tratou apenas de um "breve teste" para um número reduzido de utilizadores... Pois...


O que é certo é que o Facebook começa a ter uma imagem pública cada vez pior em termos de recolha de dados sobre os utilizadores, e não estou a ver como é que eles poderão inverter esta situação. Garantidamente não será através do lançamento de apps que recolham ainda mais dados sobre os utilizadores quando estes estão fora do Facebook.

2 comentários:

  1. O Onavo sempre foi suspeito, e o Datally da Google tem o mesmo objetivo.

    ResponderEliminar
  2. São mais pretextos para continuar fora do Facebook.

    ResponderEliminar