2018/03/16

Google Maps abre as portas aos jogos no mundo real


Jogos como o Ingress e o Pokémon GO já nos habituaram a ter jogos que usam o mundo real como cenário, mas isso irá aumentar exponencialmente agora que a Google passa a disponibilizar oficialmente o acesso ao Google Maps para jogos.

Certamente não terei sido o único que, ao jogar jogos como o GTA V, dei comigo a pensar "humm... como seria excelente poder jogá-lo nas ruas do Porto (ou Lisboa, ou qualquer outro local que quisessem)" - agora, isso vai passar a ser possível, graças a este novo acesso aos dados do Google Maps por jogos.



Os criadores de jogos poderão ter acesso a informação sobre as estradas e edifícios, o que lhes permitirá recriar o mundo real dentro dos seus jogos, ou transformá-los de modo a que melhor se enquadrem naquilo que pretendem: uma cidade real poderá dar lugar a um ambiente sci-fi repleto de prédios futuristas; ou um futuro pós-apocalíptico com tudo em ruínas; ou qualquer outra coisa que se pretenda - e para facilitar, a Google até disponibiliza um SDK para Unity que simplificará fazer esta integração do Google Maps com jogos (ou outras aplicações).

Para já foram anunciados os seguintes jogos que irão tirar partido dos mapas do mundo real: Jurassic World Alive, The Walking Dead: Our World, e Ghostbusters World; mas suspeito que serão apenas os primeiros de muitos... e mal posso imaginar as maneiras criativas que alguns jogos irão encontrar para nos surpreender com estes dados.



1 comentário:

  1. Sempre será mais fácil e divertido por exemplo informar um colega de equipa que o inimigo está na Av Central do que inventar formas de explicar. Fixe!

    ResponderEliminar