2018/03/31

Google vai encerrar goo.gl a 13 de Abril


Os fãs do serviço de encurtamento de URLs da Google vão ter que procurar alternativas, pois o goo.gl vai ser encerrado e deixará de ser possível criar novos links já a partir de 13 de Abril.

Criado em 2009 para uso interno pela Google e disponibilizado ao público em final de 2010, este serviço de encurtamento de URLs não irá celebrar o seu 10º aniversário. A Google está a apostar nos novos Firebase Dynamic Links (FDL) para o futuro, encerrando a criação de URLs no goo.gl a 13 de Abril.

A parte boa é que todos os links goo.gl criados até então continuarão a funcionar como sempre fizeram (se assim não fosse teríamos certamente "revoluções" por toda a web); e o acesso aos dados dos links já criados continuará a estar disponível até 30 de Março de 2019. No entanto, já a partir de 13 de Abril a Google recomenda a utilização dos novos FDL ou serviços alternativos como o Bit.ly ou Ow.ly.

Os FDLs são links mais inteligentes que não só permitem redireccionar para um qualquer endereço web, como também permitem redireccionar para locais dentro de apps Android, iOS ou Web Apps, assim como apresentar conteúdos diferenciados dependendo de terem ou não a app instalada. A Google considera-os como sendo aquilo que os "deep links" deveriam ser... mas sem as suas desvantagens.

... Dito isto, não me parece que sejam suficientes para convencer aqueles que apenas procuram encurtar um link como faziam no goo.gl.

4 comentários:

  1. Cada vez menos World Wide Web e cada vez mais Google Own Web.

    ResponderEliminar
  2. Vou ter de mudar para https://tinyurl.com

    ResponderEliminar
  3. A mudança tem algum custo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar serviços como o bit.ly gratuitamente...

      Eliminar