2018/03/29

OnePlus confirma (e justifica) ecrã recortado no OnePlus 6


Goste-se ou odeie-se, os ecrãs recortados vieram para ficar e têm sido cada vez mais as marcas que optam por eles nos seus smartphones... enfrentando acusações de que estão a copiar o iPhone X.

Ora, o iPhone X não foi o primeiro smartphone a usar ecrãs recortados (temos por exemplo o Essential Phone, que até optou por um recorte bem mais minimalista e discreto), mas será sem dúvida aquele que se tornou mais popular e criou a imagem do "notch" expandido. Há ainda que ter em conta que este recorte alargado não é usado como elemento de design diferenciador (embora também tenha esse efeito por consequência) mas sim uma exigência técnica, de se querer usar um ecrã a ocupar o máximo da área frontal, mas que tinha que acomodar espaço suficiente para integrar o complexo módulo Face ID com a sua câmara 3D.

Ora... isto não é um problema - e solução - exclusivo da Apple, e todos os demais fabricantes seriam forçosamente obrigados a optar por soluções idênticas (veja-se o ZenFone 5); com a excepção daqueles que optam por usar ecrãs deste tipo apenas com o objectivo de o "usar por usar" (leia-se: usam o recorte no ecrã, mas continuam a manter margens generosas que muito bem poderiam ter sido usadas para alojar a câmara sem necessidade de recorte).

Para o OnePlus 6, Carl Pei diz que a evolução para um ecrã com recorte era uma necessidade, permitindo ampliar a área útil de ecrã; que também é conseguida na parte inferior com a opção de dispensar a tradicional barra de navegação do Android, optando por navegação por gestos (também ao estilo do que a Apple fez no iPhone, e que marcas como a Xiaomi também já disponibilizam no Mi Mix 2). Sendo no entanto discutível se seria necessário dar tanto destaque ao "notch" ao ponto de dizer que mede 19.616 x 7.687mm e que é mais pequeno que o do iPhone - algo que me parece roçar o Streisand effect.

... Infelizmente, parece-me que assim vai ser durante os próximos tempos, até que os recortes passem a ser tão comuns que já ninguém "lhes ligue"... e até ao momento em que algum fabricante lançar um smartphone com ecrã realmente a 100%, usando um qualquer sistema para colocar a câmara frontal sob o ecrã ou num módulo popup como já tem surgido nalguns protótipos.

9 comentários:

  1. Se era uma necessidade, então porque já não teve essa a ideia?! e quando sair o próximo iphone sem notch e ecrã total, que irá o Sr. Carl Pei dizer?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazendo o papel de "advogado do diabo", só recentemente se tornou possível (tecnicamente) criar ecrãs recortados em volume; e será apenas uma questão de tempo até que a tecnologia evolua ao ponto de permitir ter câmara atrás do ecrã... Não é só "querer"; há que ter a capacidade tecnológica para tornar essa visão realidade. :)

      Eliminar
  2. Ele também explicou a razão pela qual deixam a barra em baixo. Pelos vistos é pela ligação do ecrã à board necessitam sempre de um espaço em baixo para acomodar isso e o iPhone é o único telemovel a não ter a barra em baixo porque usam um ecra flexivel que dobra para tras em baixo para ter a ligação.

    Desconhecia este facto e assim já dá desculpa a essa barra embora em muitos casos poderia ser bem mais reduzida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ver aqui o iPhone X "por dentro"... https://d3nevzfk7ii3be.cloudfront.net/igi/2oa2QHEoq4Ke16su.huge

      De resto, a Asus conseguiu esconder bastante bem o espaço necessário em baixo no ZenFone 5...

      Eliminar
    2. Tenho andado interessado no ZenFone 5z. Li num artigo que só sairia em Junho, será verdade? E que o telemóvel já vou anunciado o mês passado :/

      Eliminar
    3. Sim, também temos indicação que só deverá ser para essa altura. O modelo com que brincamos no MWC era ainda de pré-produção.

      Eliminar
    4. Pois, é pena. Entre janeiro e junho pode sair muita coisa no campo dos android e, podem passar a perna ao ZenFon :/

      Eliminar
  3. Não percebo porque não adoptam a solução do Mi Mix.. Câmera frontal, em baixo e, qd se quer usar, roda se o telefone..
    Conseguir se uma moldura muito fina em cima e em baixo já teria de ter para alojar o flat cable..

    Esteticamente muito melhor.. Mas claro, vai tudo atrás da apple como sempre

    ResponderEliminar
  4. Concordo perfeitamente. As soluções de ecrã até ao topo melhor conseguidas estão no Mi Mix e no Vivo Apex. O resto é mosca!

    ResponderEliminar