2018/03/18

Xiaomi disponibiliza código fonte do kernel do Mi A1

Quase três meses depois de ter lançado o Android 8 para o Mi A1, a Xiaomi disponibiliza finalmente o código fonte do kernel.


O Xiaomi Mi A1 é um dos mais interessantes smartphones disponíveis na gama média baixa, e que se torna de particular interesse para os fãs do Android sem "extras" por estar equipado com Android One - com a Xiaomi a ter cumprido o prometido ao lançar a actualização para o Android 8.0 Oreo no último dia de 2017. Esta actualização, contudo, acabou por não ser acompanhada pela disponibilização do código fonte do kernel, o que contraria o definido pela GPLv2 e sendo alvo de descontentamento por parte da comunidade de developers

Dois meses e meio depois do lançamento da actualização com o Android Oreo, a Xiaomi disponibiliza finalmente o código fonte do kernel referente a esta versão do Android, que pode ser encontrado no GitHub. No entanto, isto não iliba a Xiaomi, que deveria ter feito isto logo no momento em que lançou a actualização, não havendo qualquer justificação para esta longa demora.

Ainda assim, são boas notícias para quem desenvolve ROMs e fica assim com acesso directo ao que está a correr neste equipamento, podendo fazer as optimizações e alterações que acharem ser necessárias para tornar este smartphone ainda melhor. Resta agora esperar pelas primeiras propostas, que não deverão demorar muito a surgir.

4 comentários:

  1. Bom era se junto com isto a próxima actualização trouxesse suporte para o projecto Treble.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já podem adicionar o "treble" nas ROM customs!

      Eliminar
  2. Reintrodução da opção Ligar/Desligar Programado e uma App para o radio fm

    ResponderEliminar
  3. É preciso fazer alguma coisa para receber o Oreo num A1? Comprei um para a minha filha via Amazon.es, tem recebidos atualizações mas continua no Android 7.

    ResponderEliminar