2018/04/27

Apple anuncia fim dos AirPort


Considerado por muitos como sendo equipamentos wireless de referência, a linha AirPort da Apple chega ao fim, obrigando os fãs a procurar alternativas de outras marcas.

A gama AirPort, actualmente composta pelo AirPort Express, AirPort Extreme, e AirPort Time Capsule há muito que tinha "morte anunciada", não tendo direito a qualquer actualização há anos; pelo que o anúncio da Apple do fim dos AirPort não será propriamente novidade. Na verdade, ou seria caso de anunciar o seu fim, ou de anunciar uma linha renovada, com suporte para as redes mesh da moda... e agora fica claro que a Apple optou pela solução mais fácil.

Quando a Apple lançou os AirPort, estávamos numa altura em que o WiFi ainda era uma tecnologia "nova", e que nem sempre funcionava como era suposto. Os AirPort depressa se tornaram em equipamentos que demonstravam as muitas potencialidades do WiFi "bem feito", e com funcionalidades que ainda hoje não se encontram noutros produtos (como a saída de som nos AirPort Express, ou o Time Capsule para os backups "simplex"). Ainda assim, há muito que o WiFi se tornou numa tecnologia comum e disponível por todo o lado, e não faltam soluções de qualidade por parte de empresas que se dedicam exclusivamente a esta área: por exemplo a Ubiquiti com os seus UniFi e AmpliFi.

Ainda assim, e como em todos os casos em que há alterações forçadas, muitos utilizadores dos actuais AirPort irão ficar frustrados por terem que procurar soluções alternativas para algo que até ao momento consideravam estar plenamente resolvido (a não ser que estejam dispostos a fazer stock de mais um ou dois AirPorts, para a eventualidade de uma qualquer avaria naqueles que tiverem actualmente. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)