2018/04/27

Notícias do dia

A Reforma Europeia do Direito de Autor é votada hoje; Apple anuncia o fim dos AirPort; iOS 11.3.1 resolve problema de iPhones com ecrãs reparados; temos o tablet Onda V10 4G a €114; o Google Tasks ganha app Android e iOS; e falha na Alexa permitia ficar sempre à escuta.

Antes de passarmos às notícias do dia e vos deixar a contar os segundos para o feriado que se segue, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já este amanhã, e que esta semana temos para oferecer uma micro action cam e ainda mais alguns exemplares do livro RGPD da FCA.

iPhone SE 2 em vidro ganha carregamento wireless e mantém ficha de headphones



Os rumores sobre a chegada iminente de um novo iPhone SE 2 dão indicação de que teremos um digno sucessor da versão mais compacta do iPhone, que manterá as mesmas dimensões e estilo global, mas ganhará a parte traseira em vidro - e com isso também a compatibilidade com carregamento wireless.

Também "corajoso", é a manutenção da ficha de headphones, que a Apple removeu nos restantes iPhones... mas que acaba por fazer sentido, ao considerar-se que se trata do iPhone mais económico e que por isso terá mais probabilidades de ser usado por quem não esteja disposto a gastar mais dinheiro na compra de uns AirPods.


Motorola espera vender 30 milhões de Moto G6



Desde o lançamento do primeiro Moto G, a Motorola já vendeu 70 milhões de unidades, o que dará uma média de 12 milhões de unidades por cada um dos 5 anos de mercado.

A expectativa da Motorola para o novo modelo é elevada, esperando vender 30 milhões de unidades dos Moto G6 e atingir os 100 milhões de unidades em termos globais. É um objectivo ambicioso, pois representa mais do dobro daquilo que a marca registou nos 5 anos de existência desta linha de smartphones - mas para isso contribuirá o regresso a mercados onde tem estado ausente (como é o caso de Portugal, onde deverá reentrar muito em breve).


Huawei alvo de investigação pelo Departamento de Justiça norte-americano



Depois da ZTE ter ficado na "lista negra" dos EUA, é a vez da Huawei ser investigada pelo Departamento de Justiça dos EUA a respeito de uma possível violação do embargo ao Irão por parte da marca chinesa, e que também lhe poderá valer penalização idêntica.

Se se vier a repetir o desfecho da ZTE, a Huawei ficaria impedida de usar componentes e serviços de empresas norte-americanos, o que lhe poderia trazer grandes dificuldades para todas as suas áreas de negócio mas, por outro lado, também teria efeito idêntico em todas as empresas norte-americanas que têm a Huawei como cliente... Um caso para acompanhar ao longo das próximas semanas.


Ubuntu 18.04 LTS "Bionic Beaver" já disponível



Se são daquelas pessoas que não gosta de ser "forçado" a fazer actualizações todos os anos, já podem descansar com a chegada de mais uma versão LTS do Ubuntu. O Ubuntu 18.04 LTS vem com suporte garantido para 5 anos, e com algumas novidades interessantes.

Temos o "Minimal Install" para quem não quiser encher o seu computador com tralhas que nunca vai usar; o serviço LivePatch que permite aplicar actualizações do kernel sem necessidade de reboot; o Night Light, para poupar os olhos mudando a tonalidade do monitor à noite; arranque mais rápido; o regresso ao Xorg; etc.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Também "corajoso", é a manutenção da ficha de headphones, que a Apple removeu nos restantes iPhones... mas que acaba por fazer sentido, ao considerar-se que se trata do iPhone mais económico e que por isso terá mais probabilidades de ser usado por quem não esteja disposto a gastar mais dinheiro na compra de uns AirPods.

    Na minha opinião por ter mesmo a ficha de headphones é que acho que seja fake...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O iPhone traz um pequeno cabo/adaptador lightning/entrada de áudio. O problema é que quando é preciso ... ficou noutro sítio. Para ter vários - cada um custa às volta de €9. Há muita gente a chorar por uma entrada de áudio (também em Androids). Ter uma mal não faz :)

      Eliminar