2018/04/04

Apple prepara iPhone "touch-less"?


Depois de ter popularizado os touchscreens capacitivos e investido no 3D Touch, o próximo passo da Apple poderá ser dispensar por completo o toque nos ecrãs.

As empresas tecnológicas têm que estar continuamente a trabalhar alguns anos no futuro, e no caso da Apple parece que isso se traduz num novo sistema de interacção que dispensará os toques físicos no ecrã, sendo suficiente fazer gestos na sua proximidade.

Os rumores referem que isso será feito a par de um novo ecrã curvo (inevitavelmente fazendo regressar as piadas do bend-gate), e trariam uma nova dimensão à forma como se mexe no sistema: para além dos toques convencionais e dos toques "3D". Aliás, será um complemento ou extensão da tecnologia 3D Touch, que até aqui se tem limitado a detectar a pressão com que se carrega no ecrã, e que assim passará a ter a capacidade de detectar também a que distância se tem o dedo do ecrã... sem necessidade de lhe tocar.

Ora bem, alguns poderão recordar-se que a Samsung já lançou há alguns anos o Air Gestures que também permitia detectar gestos feitos no ar; mas estes tinham que ser feitos numa zona bem delimitada, perto do topo do smartphone, onde ficavam os sensores de proximidade e de gestos. Neste sistema que a Apple trabalha, o objectivo será permitir uma detecção com muito mais precisão, sobre o ecrã - ao estilo do que actualmente temos nos Galaxy Note ao aproximar a caneta do ecrã sem lhe tocar... mas com o dedo em vez da caneta.

... Faltará saber até que ponto será prático usar toques "flutuantes" na utilização no dia a dia, e para que fins serão utilizados; pois actualmente já me parece que muitos dos toques 3D e gestos multitouch passam completamente despercebidos à maioria das pessoas... Dito isto, bem que já era tempo da Apple se ver livre da ridícula barra que mantém no fundo do ecrã do iPhone X a indicar que se pode fazer o gesto de puxar para cima para regressar ao ecrã principal: esse já todos sabem que existe! A não ser que o objectivo seja fazer burn-in no ecrã de modo a incentivar a compra de um novo iPhone no final deste ano. ;P

1 comentário: