2018/04/04

Notícias do dia

A confirmação da bateria degradada dos iPhones; a Xiaomi chega a Portugal pela Worten; a Valve parece ter desistido das Steam Machines; temos um novo módulo Sonoff POW R2 que mede tensão e corrente; já temos um satélite em órbita que irá apanhar lixo espacial; a Xiaomi faz chegar assistente Xiao Ai aos smartphones; e a Microsoft prepara-se para um futuro pós-Windows.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana temos para oferecer uma fita LED RGB para TV.

Facebook facilita remoção em volume de apps associadas à conta



Com a atenção dada às questões de privacidade no Facebook, muitos utilizadores poderão ser surpreendidos ao descobrir que acumularam centenas de apps com acesso aos seus dados do FB ao longo dos anos. Até ao momento, eliminá-las era uma tarefa ingrata, que tinha que ser feito uma a uma, mas felizmente o FB facilitou a tarefa.

Embora não permitia uma remoção automática de todas as apps, é agora possível seleccionar todas as apps que se considerarem desnecessárias e removê-las todas de uma vez só.

... Ainda se terá que clicar em todas elas manualmente, o que poderá ser chato para quem tiver várias centenas de apps e sites com acesso... mas é melhor que o sistema anterior.


Google já só consome energias renováveis



A Google anunciou que em 2017 conseguiu cumprir o seu objectivo de se transformar numa empresa 100% alimentada por energias renováveis. Toda a energia consumida pela Google ao longo do ano foi proveniente de fontes limpas, com a produção eólica a representar a maior fatia da produção, seguida da energia solar.

Curiosamente, em termos de energia solar, empresas como a Amazon e Microsoft estão à frente, com a Apple a ser aquela que mais uso está a fazer actualmente dessa forma de produção (sendo que é também uma das que menos tem apostado na energia eólica, em relação às outras).


Como a câmara do Galaxy S9 grava a 960fps



Uma das novidades do Galaxy S9 é a sua capacidades de gravar vídeo a 960fps, e a Samsung faz questão de explicar como o conseguiu. Os sensores CMOS normalmente já combinam a parte do sensor com os circuitos responsáveis pela leitura do sinal, mas para este novo sensor a Samsung conseguiu acelerar drasticamente o processo de leitura e integrar directamente a memória RAM no mesmo chip.

O resultado é um sensor que consegue minimizar o efeito rolling shutter ao fazer uma leitura mais rápida da imagem em modo normal; mas que também consegue captar imagens a 960fps, permitindo expandir uma acção que demora 0.2s em tempo real para uma sequência que demora 6 segundos quando vista em "câmara lenta".

(E é simpático a existência de um modo automático, que inicia a gravação assim que é detectado movimento - facilitando o processo de apanhar o "momento certo".)


Mulher descontente com o YouTube fere 3 pessoas na sede da empresa




Uma mulher de 38 anos entrou na sede do YouTube na Califórnia e começou a disparar, ferindo três pessoas, antes de se suicidar. A mulher há muito que se queixava de estar a ser discriminada pelo YouTube de modo a ter menos visitas - e o seu próprio pai tinha alertado as autoridades de que ela poderia estar a pensar ir até à sede do YouTube pedir satisfações...

A vida de YouTuber não é fácil, tendo que ficar sujeito às regras que o YouTube define (como recentemente ter deixado de pagar a canais com poucas visualizações) e infelizmente isso parece levar algumas pessoas a actos extremos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)