2018/04/29

BMW prepara iX3 eléctrico para 2020


Quem procurar um BMW 100% eléctrico não tem muitas opções de escolha, com o pouco consensual i3 a ser a única opção no catálogo (a par de diversas opções híbridas) mas já falta pouco para a família 100% eléctrica crescer, com a chegada do iX3 em 2020.

O i3 é o único automóvel 100% eléctrico da BMW neste momento (embora também possa levar um motor em opção que serve como gerador para esticar a autonomia sem depender de uma tomada ou tempos de carregamento), mas o seu formato compacto limita automaticamente o tipo de utilização que se lhe pode dar. Quem pretender um automóvel de maior capacidade e autonomia terá que esperar até 2020, com a chegada do iX3.

O BMW iX3 será uma versão integralmente eléctrica do X3, equipado com um motor de 200kW (270HP) e baterias de 70kWh, com autonomia anunciada para 400km, e suportando recarregamentos rápidos a 150kWh. As linhas finais do modelo deverão ser bastante semelhantes às do X3, o que será um bónus para quem procura um carro eléctrico mas dispensa o aspecto "futurista" que algumas marcas insistem em dar a esses veículos.


Agora só falta saber uma coisa. A BMW vai começar a produzir este iX3 em 2020 na China, mas ainda não está assegurado que o faça chegar à Europa nesse ano. É possível que no primeiro ano a BMW opte por apostar exclusivamente no mercado chinês, onde a procura de veículos eléctricos tem sido mais elevada que no resto do mundo, e que só em 2021 o traga para o Ocidente - e nessa altura, terá também a opção de nos trazer uma versão 100% eléctrica (esperemos que sim), como uma versão híbrida ou com motor de combustão, já que a mesma plataforma está preparada para suportar todas essas configurações, assim como a possibilidade de tracção às 2 ou 4 rodas.

... Esperemos que a Portugal chegue um iX3 100% eléctrico com tracção às 4... e já que estamos a pedir, que venha também com um preço idêntico ao do modelo base do X3... :P (Pode ser que por essa altura o Model 3 da Tesla já esteja a obrigar as marcas a repensar os preços dos seus modelos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)