2018/04/29

VW revela carro eléctrico para Pikes Peak


A VW anunciou que estava a preparar um veículo eléctrico capaz de bater o recorde de Pikes Peak, e agora é tempo de ficarmos a conhecer esta super-máquina sobre rodas.

O Volkswagen I.D. R Pikes Peak é um daqueles automóveis onde o factor "preço" não entrou na equação, recorrendo a todo o tipo de tecnologias que possam contribuir para uma subida recorde e, como efeito secundário, demonstrar que a VW está no caminho certo para se distanciar do caso dieselgate (quando eventualmente fizer chegar esta tecnologia, ou dela derivada, a veículos eléctricos comerciais.)

Com dois motores que debitam 680HP e 650Nm, para um peso de 1133kg, o I.D. R Pikes Peak consegue acelerações alucinantes, com a VW a anunciar um tempo de apenas 2.25s dos 0 aos 100km/h - um tempo que bate os automóveis de F1 e Formula E. A tentativa terá lugar no próximo dia 24 de Junho, e a marca a superar será a dos 8 minutos e 14 segundos, obtida em 2013 por um Peugeot 208 modificado. Vamos lá ver se o gigante germânico conseguirá passar para o primeiro lugar do pódio deste trajecto... ou se começará a "fumegar" pelo caminho...

Curiosamente, acho que neste caso, a maioria dos consumidores continuará a achar mais crítico o desempenho de um automóvel eléctrico em termos de autonomia do que propriamente o seu desempenho em termos de velocidade e aceleração; mas... ninguém pode negar que um pouco de competição saudável por fazer maravilhar para promover o desenvolvimento e adopção de novas tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)