2018/04/22

EmonEVSE é um carregador inteligente open-source para automóveis eléctricos


Quem se interessa pela monitorização da geração e consumos de energia já deverá conhecer o OpenEnergyMonitor - que agora junta ao seu catálogo de projectos um carregador para automóveis eléctricos: o EmonEVSE.

Mantendo a sua filosofia, o EmonEVSE é uma estação de carregamento para veículos eléctricos completamente open-source, e que mantém toda a componente de "inteligência" que seria esperada de um projecto do OpenEnergyMonitor, nomeadamente a nível de gestão e monitorização dos consumos.

Este carregador conta com uma ficha standard IEC 60947-5 (type 2) e suporta carregamentos até 32A monofásicos (7.4kW) ou trifásicos (22kW), tendo também certificação CE.  O sistema conta com um interface web que permite controlar todos os aspectos do carregamento - estando disponível uma versão de demonstração - como agendamentos, limites da potência de carregamento, etc. É também possível definir que se recarregar o veículo mediante a produção de painéis solares, com a potência de carregamento a ser limitada pela energia que está a ser produzida. Conta ainda com protecção IP44 que lhe permite ser montado no exterior.


A questão da segurança não ficou esquecida, com o carregador a seguir toda uma sequência de verificações de segurança antes de dar início ao carregamento (ficha bem ligada, ligação de terra confirmada, temperaturas, etc) e que também são monitorizadas de forma contínua ao longo de todo o processo.

A versão monofásica está disponível por £767 (€877) a trifásica custa £859 (€982).

2 comentários:

  1. Continuo a achar que estes carregadores são demasiado caros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter as coisas com a qualidade mínima exigida para lidar com estas potências e com o nível de segurança pretendido nunca fica caro... Este acaba por ficar "em conta" considerando as funcionalidades face aos que oferecem os carregadores das marcas (que facilmente podem custar 2 ou 3 vezes mais).

      Eliminar