2018/04/22

Huawei P20 Pro vs Canon 5DS R


O Huawei P20 Pro surpreendeu tudo e todos com os resultados da sua câmara tripla, e há até quem se aventure a compará-lo com os resultados que se podem obter com uma DSLR que custa vários milhares de euros.

Para além de ser necessário frisar o óbvio, que um smartphone não se pode comparar com uma DSLR com sensor bastante maior e objectivas impossíveis de condensar no corpo de um smartphone, isso não impede que se analisem os resultados obtidos por ambos os produtos... para ver o que sai dali.

Nesta comparação entre uma Canon 5DS R e um Huawei P20 Pro, o resultado é surpreendentemente favorável ao P20 Pro - não que seja capaz de obter fotos com melhor qualidade que a DSLR, mas por conseguir atingir uma qualidade surpreendentemente boa... aliado ao facto de ser um smartphone que cabe no bolso e nos acompanha no dia a dia, ao contrário do que acontece com uma DSLR.


[5DS em cima, P20 Pro em baixo]




Embora no P20 Pro se notem as limitações do seu sensor e lentes (nota-se aberração cromática nalgumas situações), há também casos em que fica em vantagem, como é o caso de fotos em situações de baixa luminosidade. E adicionalmente, há que ter em conta que o seu sistema de inteligência artificial faz com que em 99.9% dos casos, o utilizador se limite a ter que tirar a foto sem se preocupar com mais nada, e ficando com uma foto impressionante pronta a partilhar com o mundo, sem necessidade de andar a editá-la ou corrigi-la num editor de fotos...


Vai ser extremamente interessante ver de que forma os restantes fabricantes com tradição de terem boas câmaras nos seus smartphones (Apple, Samsung, Google) vão reagir a esta "intromissão" da Huawei que neste momento conta com três smartphones no top 5 do DxOMark, e com o P20 Pro e P20 a ocuparem as duas primeiras posições.

1 comentário:

  1. É caso para perguntar... como é possível uma marca estragar um bom smartphone? Simples, espetando-lhe com a monocelha!

    ResponderEliminar