2018/04/12

Menu técnico nos Tesla revela modo de condução completamente autónoma


Enquanto "computadores sobre rodas", os Tesla contam com uma infinidade de dados e opções que não estão acessíveis aos utilizadores; mas de vez em quando lá escapa uma imagem que revela um pouco mais sobre o que se esconde atrás do interface acessível ao público.

Quase todos os automóveis hoje em dia contam com uma série de menus e opções escondidas, só acessíveis aos técnicos (ou quem tenha curiosidade e/ou paciência para os descobrir) e os Tesla não são excepção. No passado, já tinham sido descobertas formas de aceder a modos de debug que permitiam ver alguns parâmetros internos do sistema - coisas que a Tesla rapidamente corrige para que fiquem novamente escondidas do público; mas desta vez temos uma imagem que mostra algo a que muitos gostariam de ter acesso.

Com um conjunto de 8 câmaras espalhadas pelo carro, muitos condutores terão curiosidade em saber o que é que o seu Tesla está a ver. E de facto, existe um modo técnico que permite colocar no ecrã aquilo que o carro está a ver - um pouco ao estilo do que tinha sido mostrado no vídeo de demonstração do modo autónomo.


Não menos curioso, é que neste mesmo menu vemos uma opção que faz referência ao modo de condução 100% autónomo que Elon Musk diria que os Tesla seriam capazes de fazer - embora, como o mais recente acidente demonstrou, continua a não ser nada recomendável confiar a 100% num destes sistemas!

Não digo que a Tesla devesse dar acesso a todas as funções em desenvolvimento aos utilizadores, mas seria simpático dar acesso a estes modos de visualização do que o carro está a ver... :)


Enquanto isso, a Tesla vai aproveitar o número crescente de veículos a circular nas estradas (com os Model 3) e vai passar a usar essa informação para efeitos de análise de trânsito em tempo real, ao estilo do que fazem sistemas de navegação como o Waze, Google Maps, etc. Será por isso de esperar que o sistema de navegação que foi recentemente revisto e melhorado, se torne cada vez mais eficaz a lidar com o estado do trânsito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)