A História não tem reconhecido o esforço das mulheres em áreas que normalmente são associadas ao sexo masculino, mas a verdade é que até nessas áreas elas estão presentes... só que muitas vezes, "esquecidas".
Embora os fãs da aventura espacial provavelmente saibam de cor o nome da maioria dos pilotos/astronautas norte-americanos da década de 60, no auge da corrida espacial até à Lua, muitos poucos saberão que nessa altura também tinham sido seleccionadas 13 mulheres como pilotos potenciais, que superaram todos os testes físicos e psicológicos aplicados ao homens... mas que nunca tiveram oportunidade de ocupar um lugar numa das cápsulas que foram lançadas para o espaço.
Enquanto a União Soviética enviou a primeira mulher para o espaço em 1963, nos EUA isso apenas aconteceu duas décadas mais tarde, em 1983 - tendo sido necessário mais uma década, para em 1995 a astronauta Eileen Collins ter sido a primeira mulher a pilotar um Space Shuttle.
... Agora, temos direito a uma justa homenagem a essas 13 mulheres "desconhecidas" da História, com o documentário Mercury 13 que já está disponível no Netflix.
Para alem das pilotos/astronautas temos ainda as historias de quem está por tras dos lançamentos, como por exemplo Katherine G. Johnson. Historia retratada no filme Hidden Figures (https://www.imdb.com/title/tt4846340/videoplayer/vi1121039897)
ResponderEliminar