2018/04/25

Nvidia cria impressionante sistema de correcção de imagens com AI


Há alguns anos atrás os sistemas de preenchimento content-aware maravilharam-nos com as suas capacidades de "corrigir" imagens, eliminando elementos indesejados; agora a Nvidia vai mais longe com um novo sistema que é capaz de criar até aquilo que não está visível na imagem.

Os actuais sistemas de preenchimento automático baseiam-se nas texturas que estão por perto para preencherem as áreas que se querem corrigir, mas embora isso funcione bem em muitos casos onde existam padrões semelhantes para "tapar o buraco"... também falha redondamente em muitos outros casos. Por exemplo, na imagem de um rosto exageradamente "esburacado", o preenchimento automático do Photoshop dá-nos o seguinte resultado, de um rosto completamente distorcido... enquanto o sistema da Nvidia, na imagem inicial, consegue recriar um rosto bastante aproximado do original.


Há muitos outros exemplos que demonstram a "magia" deste sistema em funcionamento (e na verdade parece mesmo magia, ao conseguir preencher detalhes sobre os quais não tinha qualquer conhecimento, quase ao estilo do que imaginaríamos que a imagem fosse, se tivéssemos que adivinhar).


O melhor é mesmo verem o sistema em funcionamento em vídeo... e agora só nos resta esperar que esta tecnologia chegue aos nossos computadores e smartphones, para nos deixar corrigir as fotos que contenham elementos que queremos eliminar.

2 comentários: