2018/04/16

OWC lança SSD externo com Thunderbolt 3

As vantagens dos SSDs externos são quase sempre limitadas pela velocidade da ligação utilizada (como o USB), mas a OWC resolve isso nos seus ThunderBlade recorrente ao Thunderbolt 3.

Os ThunderBlade da OWC são SSDs externos de alto desempenho que usam a ligação Thundebolt 3 e, graças a isso, conseguem atingir velocidades de 2.8GB/s em leitura e 2.4GB/s em escrita - mais do que seria possível até mesmo numa ligação USB 3.1. Caso isso não seja suficiente, é ainda possível usar dois ThunderBlades em modo SoftRAID, que permitirá aumentar essas velocidades para 3.8GB/s e utilizando a ligação Thunderbolt 3 ao máximo.

Estes SSDs externos estão disponíveis em versões de 1TB, 2TB, 4TB e 8TB, o que desde logo nos dá a indicação de que não serão propriamente baratos; mas podemos imaginar que quem procura este nível de desempenho certamente também não se quer limitar a capacidades mais reduzidas. Aliás, é também possível encadear até 6 ThunderBlades para ficar com um máximo de 48TB de capacidade disponível.

Os preços indicativos são de $1199 para a versão de 1TB, $1749 para a de 2TB, $2799 para a de 4TB e uns "arredondados" $4999 para a versão de 8TB. (Caso não precisem deste nível de desempenho, ainda no outro dia falamos de um SSD de 2TB a €369 - que entretanto já subiu para os €429, mas que ainda assim continua a ser um valor bastante em conta, mesmo somando uma caixa USB 3.1 para o usarem como disco externo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)