2018/04/12

Smartphones Android estão a mentir nas actualizações de segurança


O problema da (falta) de actualizações nos Android revela-se ainda mais preocupante, com um estudo que detectou que vários fabricantes se limitam a actualizar a mostrar uma data recente referente às actualizações de segurança... sem que no entanto tenham feito a devida actualização.

A ausência de actualizações nos smartphones Android é um problema comum, sendo poucos os fabricantes que vão mantendo uma política de actualizações regulares. Mas agora temos um estudo que vem revelar uma situação ainda mais constrangedora para os utilizadores, pois mesmo o facto do smartphone poder indicar que tem a actualização de segurança do mês actual... poder não valer de nada. Um estudo feito ao longo de dois anos revelou que muitos fabricantes se têm limitado a actualizar a data referente à actualização de segurança que vai sendo feita mensalmente pela Google, sem que tem de facto implementado as devidas correcções.

Ou seja... alguns fabricantes terão chegado à conclusão que é bastante mais fácil manter os seus equipamentos "actualizados" actualizando apenas a data e nada mais... Algo que apenas vem dar ainda pior fama às actualizações nos Android, que agora passam a ser também pseudo-actualizações, em que nem sequer se pode confiar na data da mesma que é apresentada no smartphone.

Nalguns casos a situação pode ser parcialmente desculpada, por se tratarem de actualizações que no meio de uma dezena de correcções tinham apenas um ou duas em falta; noutro casos, não há margem de manobra para desculpas, com alguns dos fabricantes a actualizarem a data sem sequer terem aplicado nenhuma das correcções do pacote desse mês.



Para quem quiser tirar as coisas a limpo, a app SnoopSnitch passou a ter um modo que permite verificar se o sistema tem realmente todas as correcções que deveria ter.

5 comentários:

  1. É por estas e por outras que o Android nunca irá ser levado a sério..

    ResponderEliminar
  2. Essa app SnoopSnitch é uma boa treta, mas boa treta mesmo.
    Pede autorização para enviar sms e fazer chamadas.
    Alem de receber chamadas do raio que os parta qd dei por mim o meu telefone estava a devolver a chamada.
    Já foi par ao lixo claro, só espero que o meu numero não tenha ficado algures...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar