2018/04/23

Uber melhora recepção GPS em ambientes urbanos


Hoje em dia já nem damos valor ao milagre tecnológico que é o "GPS" - a não ser quando algo corre mal. Para evitar que isso aconteça, a Uber criou um sistema que permite melhorar a qualidade do posicionamento em ambientes urbanos, onde o sinal GPS muitas vezes pode ficar baralhado.

A Uber disponibiliza um serviço que depende drasticamente do GPS, mas ao operar quase exclusivamente em ambientes urbanos, está também no pior local possível para confiar a 100% no GPS. Para que o GPS funcione correctamente é necessário/conveniente ter uma linha directa de visão entre o receptor (o nosso smartphone) e os satélites que orbitam o nosso planeta. Ora, no meio de uma cidade, rodeado de prédios altos, a área visível do céu reduz-se significativamente, sendo complicada ainda mais pela possibilidade de se receberem sinais "falsos" dos satélites, reflectidos nas fachadas dos edifícios, e que podem provocar erros de centenas de metros na localização.


É o tipo de coisa que, num serviço com a Uber, pode resultar em enormes frustrações, com o condutor a ir ter a um local... quando o cliente está noutro. E para evitar isso a Uber criou um sistema que usa um modelo 3D da cidade para ter em consideração os satélites que deveriam estar visíveis ou obstruídos por edifícios, e com isso acertar a localização mais provável.


Os testes realizados até ao momento, em 15 cidades, comprovaram localizações bastante mais acertadas e muito menos viagens canceladas; faltando agora que a Uber aprove a adopção do sistema para que seja aplicado a todos os mercados em que a Uber opera.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)