2018/04/29

ZTE prepara outro smartphone com notch duplo


Há marcas que parecem estar a levar a adopção do "notch" bem a sério, e depois de ter vindo a público que a ZTE estava a preparar um modelo com duplo notch... eis que a aposta fica reforçada com outro novo modelo com outro formato de notch duplo.

Depois do intrigante modelo com notch duplo que usava um recorte a ocupar cerca de metade do ecrã na zona superior, e outro idêntico na zona inferior, aparentemente sem qualquer funcionalidade prática (a não ser talvez para o efeito das fichas/ligações internas); um novo modelo adopta recortes duplos ligeiramente diferentes.


No topo, o recorte é reduzido substancialmente, aproximando-se do pequeno recorte que temos em modelos como o Essential Phone, com espaço para uma única câmara e pouco mais; enquanto na parte inferior o espaço do segundo notch passa a ser aproveitado para a instalação de um sensor de impressões digitais / botão físico.

Esta nova versão poderá ser uma evolução do design inicial... mas há alguns aspectos que continuam a gerar bastantes dúvidas: a utilização de um notch na parte inferior vem complicar duplamente a adaptação das apps e sistema para lidarem com esta "interferência" adicional, potencialmente bastante mais complicada que o recorte em cima, que se adapta bem à localização dos icons de estado e das notificações; o outro - e potencialmente bem mais gravoso - é que a ZTE poderá ficar impedida de ter acesso ao Android e alguns componentes, devido à proibição imposta pelos EUA.

Se a ZTE for forçada a usar uma variante do Android concebida para a China, o interesse para os mercados ocidentais descerá a pique... e tornar-se-á irrelevante se os seus smartphones têm um, dois, ou nenhum notch.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)