2018/05/07

Actualização do Windows 10 reactiva tracking dos utilizadores


Se fazem parte dos utilizadores de Windows 10 que tinham desligado o envio de dados nas opções de privacidade, têm que o voltar a fazer, pois a actualização para o Window 10 1803 voltou a activar tudo.

A Microsoft já recebeu críticas suficientes por altura do lançamento do Windows 10 para saber que não deveria "brincar" com os seus clientes em termos da recolha dos dados; mas infelizmente parece continuar a fazê-lo. Quem receber a actualização para o mais recente Windows 10 1803 poderá simplesmente descartar o aviso de que foram feitas algumas alterações... e nem se aperceber que esta actualização voltou a activar todas as opções relativas ao tracking do utilizador e envio de dados.



Os utilizadores terão novamente que ir às quadros de privacidade desligar as respectivas opções, assim como o envio de dados completos de diagnóstico - sendo que continua por perceber porque motivo nem sequer é dada a opção de não se enviar nada. Será necessário ter que aguardar que isso venha a surgir por imposição legislativa, ao estilo do que está a acontecer com o regulamento para a privacidade dos dados na Europa?

É compreensível que os fabricantes queiram saber o máximo de dados possíveis sobre os seus produtos e têm toda a legitimidade para isso, sendo também perfeitamente admissível que a maioria das pessoas não se importe de o fazer. O que não é tão admissível é que isso seja imposto aos utilizadores e não lhes seja dada qualquer forma de não o fazerem (de forma simples).

12 comentários:

  1. Vou ter de discordar com o dizerem que o update reactivou todas essas opções sem input do utilizador porque recebi o update à umas horas atrás e a primeira coisa que o windows fez quando voltou a iniciar depois do update foi exactamente perguntar para cada uma delas qual opção é que eu queria escolher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas confirmo o que diz também passou aqui o mesmo é coloquei tudo desativado,mas quando fui as opções de privacidade estava tudo on de novo lol

      Eliminar

    2. TiTTan7 de maio de 2018 às 20:00
      A mim não perguntou nada e nas definições manteve-se tudo desligado. Atualizei no dia que saiu o update.

      Eliminar
    3. M4x não aparece a todos, e como o Samuel disse, por vezes nem isso faz efeito.

      Eliminar
    4. O meu atualizou sem me fazer qualquer tipo de pergunta ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. chatea-me muito mais o theRenamer ter deixado de funcionar

    ResponderEliminar
  4. Eu perdi a paciencia. Alem de activar de novo o tracking. tambem passou a deixar-me o PC mais lento no inicio...em vez de 15/20 segundos tinha 1 minuto ou mais.... e o PC comecou a crashar sem motivo aparente. LA descobri um programa (script) para deixar de fazer updates do Windows e regressar ao 1709. Prefiro assim e "arriscar" no que der e vier.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes disponibilizar esse script?

      Eliminar
    2. Estas com sorte que voltei ao post para ver se havia mais respostas... :)

      aqui esta: http://www.majorgeeks.com/files/details/wumt_wrapper_script.html

      Eliminar
    3. WUMT Wrapper Script 2.2.9

      Eliminar
  5. uma solucao :
    https://www.winprivacy.de/english-home/

    ResponderEliminar