2018/05/18

Android P revela Pixel 3 com notch?


Os fãs dos Pixel da Google que não apreciarem o ecrã recortado à iPhone X deverão começar a preparar-se psicologicamente, pois as alterações feitas no Android P fazem suspeitar que seja bastante provável que o próximo topo de gama da Google também adopte o famigerado "notch".

Já sabemos há alguns meses que o Android P iria suportar smartphones com ecrã recortado, mas a suspeita de que também o próximo Pixel 3 terá notch surge devido ao novo limite que o Android P aplica aos icons na barra de estado. Nas versões do Android P já disponíveis, mesmo no caso de smartphones sem ecrã recortado, passamos a ter um limite máximo de 4 notificações de apps visíveis, com um indicador adicional caso existam mais. É um sistema que não faz grande sentido para quem tem um ecrã completamente livre e vazio... mas que é bem conhecido de todos os que já utilizam um smartphone com ecrã recortado.


A suspeita é a de que a Google não se teria dado a este trabalho a não ser que os seus próximos smartphones também viessem com ecrã recortado, e a avaliar pela quantidade de icons apresentados, podemos estimar que se trate de um notch de tamanho reduzido, ao estilo do que é usado no Huawei P20 Pro.

Há no entanto um pormenor curioso e bem conseguido a nível de indicar as notificações adicionais que não cabem no ecrã.


Em vez de se limitar a apresentar um "..." para indicar que há mais notificações, o Android P usa o número de pontos para informar a quantidade de notificações que temos a mais. Se existirem 5 notificações veremos 4 icons e apenas 1 único ponto, passando para 2 pontos no caso de serem 6, e finalmente 3 pontos se forem 7 ou mais.

Não é o tipo de coisa que faça grande diferença na utilização do dia a dia, pois será necessário expandir a área das notificações para se ver o que lá está, quer seja uma coisa a mais ou uma dezena delas, mas é um detalhe simpático que nos dá uma ideia se ainda estamos com uma quantidade de notificações reduzida ou já a entrar em "overdose".

4 comentários:

  1. Cada vez que vejo mais um modelo com notch tenho vontade de comprar um iPhone X só para dizer "vão todos copiar a Apple para a árvore-que-dá-bolotas-sem-V"...

    ResponderEliminar
  2. Quando houver tecnologia capaz, a "sobrancelha" desaparece qual o problema?
    Se calhar era melhor ter os, quase, 2cm em cima e em baixo do ecrã, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a Lenovo, vamos ter smartphone "full-full" já nos próximos meses... vamos ver. :)

      Eliminar
  3. Tenho trocado de Nexus/Pixel de 2 em 2 anos, como tenho um Pixel 2 ainda bem que vou saltar o Pixel 3, pois no ano seguinte já não devem ter ecrãns com dead pixels out of the box.
    Acho que preferia um ecrã totalmente circular do que um retangulo com dentadas.

    ResponderEliminar