2018/05/03

BQ Aquaris X e X Pro recebem Android 8.1


Os smartphones Aquaris X e X Pro da BQ juntam-se ao grupo ultra-restrito de smartphones com direito ao mais recente Android 8.1.

A BQ tem feito um enorme esforço para recuperar da "má fama" que teve a nível da falta de actualizações para alguns dos seus modelos (equipados com chips MediaTek), e sinal disso é o facto de agora se redimir ao lançar o mais recente Android 8.1 Orep para os seus Aquaris X e X Pro.

Neste momento, segundo as estatísticas fornecidas pela própria Google, o Android 8.1 chega apenas a 0.5% dos smartphones Android activos. Um facto que por um lado demonstra o panorama (ainda) desolador das actualizações na plataforma Android, mas por outro lado confirma o empenhamento da BQ em reconquistar a confiança dos seus clientes em termos de actualizações. Aliás, como a marca faz questão de referir, e bem, o lançamento do Android 8.1 para os Aquaris X faz com que estes smartphones tenham acesso à mais recente versão do Andoid antes mesmo de alguns smartphones com Android One (e que à partida se esperaria terem actualizações "rápidas").

Vamos lá ver se o exemplo começa a contagiar cada vez mais fabricantes, e se se começa a mudar a ideia de que as actualizações nos Android são para "esquecer"...

3 comentários:

  1. Anónimo3/5/18 20:11

    a BQ está de parabens. vi um post qualquer no XDA que são dos mais rapidos a lançar updates

    ResponderEliminar
  2. Não diria que a BQ está assim tão de parabéns... basta ver o web site das actualizações dos smartphones para verificar que eles não actualizam todos os modelos (aliás nenhum) todos os meses com as actualizações de segurança mais recente.
    Mais, não mantêm todos os modelos recentes actualizados com a versão mais recente do Android.
    Mais, não têm nenhum modelo no programa Android One, quer dizer têm um que é o Aquaris A4.5 e ficou pelo Android 7 quando o mesmo já vai na 8.1, e as actualizações de segurança são de Fevereiro de 2018 quando já saíram as de março e abril de 2018.

    Os Aquaris X e X Pro são só os mais caros da linha de oferta da BQ.

    Ainda não encontrei nenhum fabricante que só lance um modelo por ano e que o mantenham durante pelo menos 5 anos.

    A Google fala em algo que vai facilitar as actualizações... mas até ver não passa de conversa infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @joão, tendo em conta as informações que a marca disponibiliza no seu site, a prestação até está bem acima da média: https://blog.bq.com/pt-pt/atualizamos-teu-bq/


      O A4.5 que referes, recebeu duas grandes actualizações do Android, algo que está de acordo com as regras que a Google definiu: How long your Android One will get updates
      All partners have committed to giving software updates for at least 18 months after the phone's launch. All Android One phones will get at least one major software update and several smaller security updates.

      Eliminar