2018/05/25

Chrome tem um gerador de passwords seguras


Para além do serviço de detecção de malware o Chrome tem outra capacidade menos conhecida que permite gerar passwords seguras directamente nos formulários de criação de contas.

Esta funcionalidade de criação de passwords no Chrome não é muito conhecida por ainda se tratar de uma função experimental que se esconde atrás de uma opção que tem que ser activada manualmente, mas é já suficientemente funcional para merecer a sua activação - especialmente por quem não utiliza um gestor dedicado de passwords e costuma fazer esta tarefa manualmente - por exemplo, visitando o random.org para gerar uma password aleatória.

Primeiro, será necessário activar a sincronização de passwords Smart Lock no Chrome, fazendo-se login no Chrome; depois, visitar as chrome://flags e activar a funcionalidade experimental "Password generation". Depois de se reiniciar o Chrome, passaremos a ter uma nova opção de "gerar password" quando se clica com o botão direito do rato num campo de passwords.


A gestão das passwords geradas automaticamente, continuará a ser feita do mesmo modo que as que são geradas manualmente, tanto através do Chrome em chrome://settings/passwords como na web em https://passwords.google.com.

Embora o sistema não seja tão versátil quanto um serviço dedicado de gestão de passwords... poderá ser suficiente para que muitos utilizadores evitem utilizar passwords vulneráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)