2018/05/30

Dispositivos Mi Home já disponíveis no Google Assistant


Quem tiver adoptados os dispositivos inteligentes da Xiaomi em sua casa, poderá a partir de agora controlá-los também a partir do Google Assistant ou Google Home.

O sistema de sensores e dispositivos inteligentes da Xiaomi é bastante atractivo devido ao seu baixo custo (embora também nos deixe vulneráveis às peculiaridades de usar um serviço chinês - a não ser que sejam utilizados de forma local em combinação com outros sistemas para evitar essa dependência) e agora torna-se ainda melhor para quem o quisesse utilizar com comandos de voz a partir do Google Assistant.

O Google Assistant tem tido um aumento substancial no número de dispositivos e plataformas com os quais se pode integrar (fazerem scroll por todos eles já se começa a tornar cansativo, tal é a sua extensão) e um dos que lá podemos encontrar é precisamente o "Mi Home" da Xiaomi.

Quer isto dizer que, quem utilizar os produtos da Xiaomi e os tiver devidamente configurados na app Mi Home, como ocorre normalmente, poderá - sem qualquer chatice adicional - passar a controlá-los também a partir do Google Assistant ou Google Home através de comandos de voz. Mas, não criem ainda demasiadas expectativas, pois por agora esta integração suporta apenas as lâmpadas Yeelight, o que deixa de fora o acesso aos sensores (seria interessante poder perguntar a temperatura em determinada divisão)... Mas, é um excelente primeiro passo, para quem não se quiser entrar no mundo imensamente mais versátil, mas também mais complexo, da utilização de coisas como o Home Assistant.

11 comentários:

  1. Bom até a parte '' suporta apenas as lâmpadas yeelight '' , já estava a esfregar as mãos de contente, o Google assistente já suportava a aplicação yeelight eu comando pelo meu smartphone com comandos de voz tudo o que é luz em minha casa, agora precisava de começar a comandar tudo o que tenho ligado a gateway como sensores para ligarem ar condicionado , ligar alarme , visualizar as diversas câmaras IP, etc , etc , tenho imensos dispositivos inteligentes em minha casa, quase que se tornou uma obsessão, rejeito quase todos os produtos que não sejam inteligentes, enfim pancas.

    ResponderEliminar
  2. A minha próxima compra é mesmo uma coluna da Google ou várias, logo verei, mas provavelmente vão ter de ser 3 no mínimo se a experiência for justificada, agora mudei o idioma para Inglês mas dos USA e torna-se mais fácil interagir com o assistente comparando com Inglês do UK, certamente pela pronuncia dos nativos de UK .

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma Desklamp/Smartlamp Xiaomi-Philips e um purificador de ar também Xiaomi, para além das várias lâmpadas Yeelight e é tudo reconhecido pelo Google Home/Assistant através da mi home registada no servidor de Singapura. P.S. Agora tudo funciona (Gateway, interruptores e sensores da Xiaomi) no servidor de Singapura. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho como servidor "China", e só me apareceram as Yeelights; purificador, sensores, gateway, câmaras, não.

      Eliminar
    2. Exactamente por isso, servidor da China não aparece. Deve ser por causa das "desavenças" entre os Americanos e os Chineses... ;)

      Eliminar
    3. Epah trocar de servidor deve ser uma chatice infernal. Que pena :(

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Olá... "P.S. Agora tudo funciona (Gateway, interruptores e sensores da Xiaomi) no servidor de Singapura. ;)" - Agora tudo funciona desde quando?! Ainda à 2, 3 dias tentei e o gateway não é detectado quando o server é o de singapura... Pesquisei na internet e muita gente a queixar-se do mesmo... Existem sim alguns "truques" mas que não funcionam com toda a gente mas obviamente isso não se trata de um suporte oficial do tipo, agora tudo funciona, como mencionado...

      Eliminar
    6. Comigo funciona em pleno. Adicionei os dispositivos manualmente pela lista de dispositivos que aparecem. Não funciona provavelmente a quem não limpou a cache da app ou não actualizou para a última versão (Mi Home 5.1.39) e/ou não fez aquilo que eu mencionei mais abaixo...

      Eliminar
  4. Ui , então é hoje que vou fazer reset a tudo o que tenho ligado ao servidor Chinês e passar para o de Singapura, já agora alguém experimentou com o servidor Alemão, só pergunto , porque não é preguiça é que tenho imensos dispositivos e estar a fazer reset a tudo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não aparecer a lista dos dispositivos no servidor de Singapura logo há primeira, tenta "logar" com a conta na China e antes de carregar passar para o de Singapura, depois já aparecem todos os dispositivos Xiaomi... ;)

      Eliminar