2018/05/17

Drive.ai mostra o seu carro autónomo a circular nas estradas públicas


A Drive.ai é mais uma das empresas que está a trabalhar em sistemas de condução autónomos, e em preparação para um serviço de transporte de teste que arrancará em Julho, mostra-nos que tal o seu automóvel se desenrasca nas estradas públicas.

Ao longo de vários minutos, que representam uma dezena em condução (pois o vídeo está acelerado 3x), vemos o veículo a circular de forma bastante defensiva e superando todo o tipo de situações que se encontram no dia a dia: como atravessar cruzamentos de várias vias, enfrentar o Sol a "bater nas câmaras", ciclistas (que também estão a levantar a mão para tapar os olhos do Sol), etc.

O vídeo mostra-nos supostamente aquilo que o carro está a ver... mas depressa se descobre que as imagens de LIDAR que estão a ser apresentadas não são as que estão a ser captadas pelo carro, mas sim imagens que - imagino eu - deverão ser o mapa 3D pré-registado que o veículo utiliza para se localizar com maior precisão.


Em diversas situações do vídeo vemos claramente que a imagem do LIDAR não coincide com o que se está a ver, e a certo ponto vemos também que o mapa 3D do LIDAR mostra coisas que estão atrás de edifícios... e ainda não temos LIDARs assim tão avançados que possam ver através de paredes. :)

Mesmo sendo um pouco estranho que tenham optado por mostrar o mapa LIDAR em vez dos dados captados em tempo real (que seriam mais interessantes, de um ponto de vista de curiosidade tecnológica) há que lhes dar o devido crédito: no início do ano passado já nos tinham mostrado o seu sistema a funcionar à noite, e até a lidar com semáforos avariados.

Não será fácil competir nesta área com empresas como a Google, com os seus recursos "ilimitados", mas é bom ver que não faltam projectos a trabalhar no sentido de nos livrar das preocupações de segurar no volante. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)