2018/05/08

Fogos.pt renovado para o Verão


O site Fogos.pt que permite acompanhar em tempo real o desenvolvimento dos incêndios em Portugal está a ser alvo de uma remodelação completa e com mais informação para se tornar ainda mais útil neste Verão que se aproxima.

Aproxima-se o Verão em Portugal, e com isso o aumento das preocupações com os incêndios. O fogos.pt (criado por João Pina, um dos nossos "madrugadores") nasceu em 2015 e depressa se tornou no site de referência para acompanhar a situação dos incêndios no nosso país - algo que infelizmente bem viria a ser necessário, considerando a tragédia vivida o ano passado.

Para este ano, o fogos.pt vai ser alvo de uma renovação completa, adoptando um design mais moderno e adaptável ao dispositivo que se estiver a utilizar; com mais camadas de informação (como risco de incêndios e previsão do estado do tempo); ocorrências com informação mais detalhada, incluindo a sua timeline; feed de alertas e notificações no browser; e ainda a remoção da publicidade, graças a parcerias com a Mapbox que oferece a utilização dos mapas, e com a Brpx, que oferece os servidores.

Refira-se ainda que o fogos.pt é um projecto open-source e que está disponível no GitHub para todos os que desejem colaborar; e que ainda conta com um bot no Twitter (@fogospt) que o qual se pode interagir para pedir mais informação:
  • estado - actual situação operacional
  • lista <concelho> - lista de incêndio no concelho
  • stats - estatistica do dia
  • risco <concelho> - risco de incêndio
  • aereos - distritos com incêndios ativos/nº de meios aereos

Este fogos.pt renovado deverá ficar disponível publicamente no início de Junho, mas quem tiver mais curiosidade poderá espreitá-lo desde já em beta.fogos.pt - mas sabendo que aqui se arrisca a encontrar ainda alguns bugs e funcionalidades inacabadas.

3 comentários:

  1. O site ocorrenciasativas.pt tem sido sempre muito mais fiável e de actualizações mais rápidas que que o fogos.pt, além de ser mais completo (não é só incêndios). Vamos lá ver se o fogos.pt melhora.

    ResponderEliminar
  2. Estão melhor preparados para o verão que a Proteção Civil!

    ResponderEliminar