2018/05/08

Google vai dedicar mais atenção ao "crescer" com Android


A edição deste ano do Google I/O vai começar hoje, e é esperado que parte da sessão de abertura seja dedicada à questão dos controlos parentais no Android, para melhor gerir a utilização que os mais novos fazem dos seus equipamentos.

O tempo em que os gadgets eram algo que "nós" usávamos e não havia qualquer preocupação adicional já lá vão; e à medida que as décadas passam torna-se necessário que a tecnologia acompanhe outras necessidades. Hoje em dia não só temos que nos preocupar com o que acontece às contas e serviços depois de um utilizador morrer; como também temos que lidar com o facto das crianças estarem expostas a estas tecnologias desde o momento que nascem.

Como em tudo, há que estar atento para evitar excessos, e embora isso seja o trabalho dos pais, certamente se pode agradecer que a tecnologia nos facilite essa tarefa - e parece que isso será algo a que a Google irá dar alguma atenção.


A Amazon há muito que faz desses aspecto um dos pontos fortes dos seus tablets Fire, permitindo definir que tempo se pode passar em cada tipo de actividade (por exemplo, tempo ilimitado a ler livros, mas apenas 30 minutos a ver vídeos ou 15 minutos em jogos); e a Google também seguiu o mesmo caminho com o seu Family Link - que infelizmente está limitado a uma dezenas de países, não incluindo Portugal.

Usando este sistema, é possível definir o tempo que se pode passar nas apps, aplicar limites por apps ou por dia, definir horários de utilização dos tablets ou smartphones, etc. etc. O tipo de ferramentas que muitos pais gostariam de ter à sua disposição - e que potencialmente poderia evitar muitos dos castigos "à moda antiga" do género: "vais ficar sem o tablet até à próxima semana!"

Esperemos que neste Google I/O uma das notícias seja a expansão deste Family Link a nível mundial - algo que poderemos potencialmente descobrir já hoje ao final da tarde.

1 comentário:

  1. Estranho que deixa criar uma família e adicionar membros em https://families.google.com/families mas depois a app de family link não está disponível no Google Play em Portugal

    ResponderEliminar