2018/05/03

Google encerra o Google Now launcher


O popular launcher que deu o rosto aos smartphones Nexus (e todos os que quisessem aproximar-se do aspecto oficial do Android) chega finalmente ao fim, com o Google Now launcher a manter-se na Google Play Store mas indicando não ser compatível com nenhum smartphone.

O Google Now launcher popularizou o acesso ao Google Now (agora Google Feed) no ecrã à esquerda do ecrã principal, o que depressa se tornou um vício para inúmeros utilizadores (eu incluído, ficando diariamente surpreendido com a selecção "acertada" que ele faz das notícias e coisas de interesse que me apresenta). No entanto, o Google Now launcher acaba agora por ser vítima do novo Google Feed e do Google Assistant - e deixa de estar disponível para novas instalações.

Quem tiver o Google Now launcher instalado poderá continuar a utilizá-lo; mas se trocar de smartphone ou tiver que o reinstalar, terá que procurar por alternativas. Felizmente, muitos dos launchers disponíveis na Google Play Store, ou que já vêm de origem nos smartphones, continuam a dar acesso directo ao Google Feed; ou então, podem sempre procurar uma versão "alargada" do novo Pixel Launcher (que a Google bem poderia disponibilizar para todos os smartphones, em vez de o manter exclusivo para os seus Pixel).

Não estando directamente relacionado com o Google Now launcher mas igualmente incompreensível, é o facto da Google ter decidido remover o suporte para o "deslizar" das notícias no Google Feed para as fazer desaparecer... isso torna o processo de limpar a lista de noticias bastante mais trabalhosa e complicada.... :P

4 comentários:

  1. Anónimo3/5/18 19:54

    hummmmmmmmmmmm então qual a alternativa para um launcher praticamente stock, de fonte confiável, rápido e sem bloat?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pixellauncher https://www.xda-developers.com/rootless-pixel-launcher-google-feed/

      Eliminar
    2. Anónimo3/5/18 23:16

      diria mais ao estilo "o que instalar em familiares e amigos" que seja estavel, limpo, rápido e que n parta daqui a 3 meses

      Eliminar
    3. Uso versões do Pixel Launcher desde o verão de 2016 sem qualquer problema. Tenho actualizado a partir do XDA e só tenho a dizer bem.

      Eliminar