2018/05/25

Huawei deixa de desbloquear bootloaders nos seus smartphones

Depois de ter iniciado uma aproximação à comunidade das custom ROMs, a Huawei dá uma volta de 180º e anuncia o fim do desbloqueio dos bootloaders nos seus smartphones.


O software era até há bem pouco tempo, uma das áreas em que a Huawei recebia mais críticas. Uma ocidentalização da EMUI e a disponibilização das actualizações acabaram por contribuir decisivamente para uma melhoria substancial da prestação da marca Chinesa nesta área. Todo este empenho pode agora estar em causa, fruto de uma decisão inesperada, com a Huawei a cancelar a possibilidade de o utilizador desbloquear o bootloader do seu smartphone.



No início deste mês, a página que permitia solicitar o desbloqueio dos smartphones Huawei e Honor, deixou de funcionar, sem que contudo fosse apresentada uma explicação para este facto. Hoje teve lugar em desenvolvimento que não traz boas notícias, pois a Huawei decidiu acabar com o serviço que permitia o desbloqueio dos seus equipamentos Android.

"Fornecer uma melhor experiência de utilização e evitar problemas causados pela gravação das ROM", foram estes os dois argumentos apresentados pela Huawei, para suportar esta decisão. A questão dos problemas com a gravação das ROM não é nova e os utilizadores sabem (e são devidamente informados) que estão a correr riscos ao optarem por instalar uma ROM modificada. No que diz respeito à melhoria da experiência da utilização, é o equivalente a insultar todos os developers que se dedicam a esta área de actividade... o que se torna ainda mais intrigante quando se considera o ponto seguinte.

Como fica o projecto Open Source do Honor V10?

Toda esta situação acaba por ser difícil de se perceber, ainda mais porque foi a própria Huawei, através da sub marca Honor, a criar um programa de apoio aos developers para desenvolverem ROMs para o Honor V10. As mil unidades colocadas à disposição dos programadores tinham um projecto open source de suporte, para permitir o desenvolvimento de aplicações que tirem partido das capacidades de inteligência artificial da NPU do Kirin 970.

Espera-se que esta seja uma decisão que possa ser revertida, pois a comunidade de developers é muitas vezes responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e, com o Project Treble, há mais e melhores condições para o desenvolvimento de custom ROMs.

4 comentários:

  1. WTF...a serio? Logo na semana que estava a ver os preços de um Mate 10 pro na amazon.it e até estava a gostar do que tenho lido.

    Pontos a favor:

    Android 8.0
    Bateria 4000mAh
    Ecrã Amoled (sem notch)
    Memoria 128Gb + 6 de RAM
    IP67
    kirin970

    Mas depois tenho alguns contra que estão a pesar (principalmente software), vejo que:

    1- não podemos responder directamente nas notificações!?
    2 - Always On Display nao apresenta as apps que nao sejam da Huawei!
    3 - nao recebemos algumas notificações, porque existe uma gestão agressiva por parte do software para "matar" as apps e poupar bateria?
    4 - Problemas com Bluetooth?

    Alguém me faz aqui uma review atual? do género updates para ver se isto já melhorou?

    Claro que temos o oneplus6 mas ao mesmo tempo aquele notch, bateria e camera mediana... bem como qualidade de som nao se pode pedir tudo.

    E dps temos o LG v30, mas aquela UI é terrivel!

    Sugestões? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê que não olhas para a gama da Xiaomi, deve estar a sair o MI A2 com Android One, para veres as características este modelo há semelhança do ano passado vai surgir o Xiaomi 6X , eu tenho o MI A1 que tem o CPU da Qualcomm 625 já velhinho , mas acredita que eu não noto nenhum lag em nada , actualizações das patchs de segurança , já tenho a de Maio , vou receber nos próximos dias o Android 8.1 e tenho 4 GB de ram e 64 Gb de espaço interno, eu estava habituado a modelos de topo, mas olha que agora sinto-me melhor servido sem ter de vender um rim

      Eliminar
    2. - podes responder nas notificações
      - always on só Huawei
      - podes configurar individualmente cada APP e o seu comportamento
      - utilizo todos os dias para ouvir música, sem problemas.

      Eliminar
  2. Neste campo nada bate a One Plus. Ainda me lembro quando abri um ticket no suporte da marca e eles incentivaram a experimentar outra ROM a ver se tinha o mesmo problema. Esta liberdade é qualquer coisa que não tem valor!

    ResponderEliminar